Pastoral da Educação na Amazônia: bem viver, integração e promoção de todos os povos

Segundo dom João Justino, o encontro acontece pós-sinodal com a exortação apostólica Querida Amazônia, com sonhos do Papa Francisco que nos tocam diretamente na educação.

Com o tema “Os desafios e encantos de ser educadores e educadoras na Amazônia”, e o lema “Sonhamos com a Educação na Amazônia que consolide o bem viver, integre e promova todos os povos”, a Pastoral da Educação na Região Norte realiza, no próximo dia 23, o III Encontro da Pastoral da Educação na Amazônia.

A finalidade do evento é promover um momento com educadores e educadoras, em articulação em suas dioceses, prelazias e regionais por meio da Pastoral da Educação, na visão do Pacto Educativo Global e do Sínodo para a Amazônia, no sentido de partilhar os desafios e a práxis educativa nas diversas realidade da Amazônia.

Para a colaboradora do Setor Educação da CNBB, Kátia Cilene Pereira dos Santos, o momento será oportuno para formação de agentes da Pastoral da Educação, educadores e educadoras, famílias e o clero. “Depois de 2013, em Belém, e de 2015, em Santarém, o III Encontro da Pastoral da Educação na Amazônia nos faz esperançar pela implantação desta pastoral em todas as dioceses da região Amazônica. Além de promover o encontro entre educadores e educadoras, queremos partilhar da vivência educativa nas diversas realidades das comunidades amazônidas”, disse.

O presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino, destacou que é uma alegria e esperança acompanhar e participar deste III Encontro da Pastoral da Educação na Amazônia. Segundo o bispo, momento pós-sinodal dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, com a exortação apostólica Querida Amazônia, traz sonhos do Papa Francisco que nos tocam diretamente na Educação.

“Sonhamos com uma Educação na Amazônia que consolide o bem viver dos seus povos. Os sonhos que são apresentados na Querida Amazônia têm na Educação um dispositivo de enorme importância. Por tanto, as dioceses e prelazias de toda Amazônia são convidadas a empreender esforços de apoio a todas as iniciativas que valorizem a educação na linha do que estamos trabalhando, já no horizonte da Campanha da Fraternidade 2022, com o tema: Fraternidade e Educação e o lema: Fala com Sabedoria e ensina com amor”, destacou dom João Justino.

Lady Anne de Souza, coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2 e colaboradora do setor Educação da CNBB, afirma que a Educação na Amazônia é vida para todos os povos e que a luta por uma Educação que atenda às especificidades dos povos está sempre em movimento e com seus desafios. Ela conta que o fechamento de escolas na cidade e no campo é preocupante. “O fechamento de escolas são reflexos de ausência de políticas públicas, o aumento do desemprego faz o jovem a não permanecer no ambiente escolar. É necessária uma Educação na Amazônia que esteja atenta a legislação, que garante flexibilização nos Currículos, que dialoga com a realidade local, temporalidade e cultura”, enfatizou.

A coordenadora destaca a importância da formação continuada e dos recursos para educadores e educadoras da cidade, do campo, das águas e florestas para que possam ter condições dignas para lecionar em sala de aula. Além disso, com o crescimento das cidades, é preciso levar em conta a Educação urbana, sobretudo, para quem vive nas periferias.

“Mesmo com tantos desafios, nós vemos a presença da Igreja católica junto aos povos e lutando por uma Educação de qualidade. Vemos a preocupação da igreja de ser missionária, de levar Jesus aos povos amazônicos. A Educação deve levar em conta a questão ecológica, a conversão ecológica. São desafios, dificuldades e esperanças neste chão amazônico de tantas pessoas que deram a vida pela evangelização e Educação na Amazônia”, disse.

O III Encontro da Pastoral da Educação na Amazônia será aberto e transmitido pelo canal YouTube Cultura e Educação da CNBB, dia 23, das 15h às 18h (horário de Brasília). As inscrições ainda podem ser feito pelo link: https://forms.gle/Trtr4j9iDCoH6opp7

Evilene Paixão – Diocese de Roraima/Regional Norte 1

PUBLICADO POR:   VATICAN NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *