11ª Tertúlia Portugal Brasil

Será realizada no próximo dia 27 de março de 2021, sábado, a 11ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Os Estados Unidos como pioneiros no reconhecimento da independência do Brasil”, apresentado pelo jornalista Leonídio Paulo Ferreira.

O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, promove, no próximo dia 27 de março de 2021, a “11ª Tertúlia Portugal Brasil.”

O evento terá como tema: “Os Estados Unidos como pioneiros no reconhecimento da independência do Brasil”,  Portugal foi especialmente célere em reconhecer a independência do Brasil, logo em 1825, para o que contribuiu ser em parte assunto de família entre os Braganças, mas também a pressão britânica. Mas os Estados Unidos foram ainda mais céleres, reconhecendo em 1824 um Império numas Américas que ainda poucos meses antes era suposto, nas palavras de James Monroe, terem um sistema americano (republicano) que se opusesse ao sistema europeu (monárquico). Triunfou o pragmatismo.

11ª TERTÚLIA PORTUGAL- BRASIL

SÁBADO, dia 27 DE MARÇO DE 2021,
18:30 – 20:00 (horário Brasília) / 21:30 – 23:00 (horário Portugal),

TEMA: “Os Estados Unidos como pioneiros no reconhecimento da independência do Brasil”, apresentado pelo jornalista Leonídio Paulo Ferreira.

Plataforma Zoom:  https://us02web.zoom.us/j/6164543465 

Apresentação do Palestrante:

Leonídio Paulo Ferreira (Setúbal, 1971) é subdiretor do Diário de Notícias, onde começou como estagiário em 1992, na secção Internacional. Especializou-se no jornalismo de política internacional e cobriu eleições nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha e fez reportagem ainda em países como Marrocos, Guiné-Bissau, Israel, Iraque, Irão, Arábia Saudita, Afeganistão, Paquistão, Índia, China, Coreia do Sul e Japão.
Licenciado em Comunicação Social e mestre em Estudos Americanos, está a concluir um doutoramento em História Contemporânea, mas é como jornalista do DN que se apresenta sempre, até na escrita do seu livro Encontros e Encontrões de Portugal no Mundo (Edições Desassossego, 2019: http://bit.ly/Encontros_e_encontroes), é co-autor do livro ‘Pela América do Tio Silva’ (FLAD/DN, 2018: http://bit.ly/Pela_America). Aqui pode encontrar alguns dos mais recentes artigos e colunas de opinião: https://www.dn.pt/autor/leonidio-paulo-ferreira.html    

VER MAIS EM:  ECOAMAZÔNIA

AS TERTÚLIAS JÁ POSTADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:   TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*