67ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 16 de setembro de 2023, sábado, a 67ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “D. Pedro I/IV, o compositor e a música de seu tempo”, tendo como convidada “Rosana Lanzelotte”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 67ª Tertúlia Portugal – Brasil:

67ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 16 de setembro de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “D. Pedro I/IV, o compositor e a música de seu tempo”

Apresentação: “Rosana Lanzelotte”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

D. Pedro I/IV era músico e compositor, faceta pouco comentada de sua biografia. Herdeiro de uma família apreciadora da música sobre todas as demais artes, D. Pedro é descendente de outro compositor: D. João IV (1604-1656) – o primeiro Rei da dinastia Bragança –, possuidor, em seu tempo, da maior coleção musical da Europa, lamentavelmente destruída pelo terremoto de Lisboa, em 1755.
Graças a seu pai, D. João VI, o Rio de Janeiro se transformou no maior centro de produção musical das Américas, com a presença de grandes músicos europeus. Além do Hino da Independência do Brasil, D. Pedro compôs diversas obras, sempre com o objetivo de promover a valorização da nova Nação brasileira.
Nessa palestra, Rosana Lanzelotte fala sobre D. Pedro, sua produção como compositor e sobre a vida musical na corte do Rio de Janeiro.

Sobre a convidada:

Rosana Lanzelotte (www.lanzelotte.com) Musicista, pesquisadora e Doutora em Informática, criou em 2009 o portal Música Brasilis para o resgate e a difusão dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Com 45.000 acessos mensais e mais de 5.300 partituras de obras brasileiras, o portal se estabeleceu como referência. É a autora do livro Música secreta, em que relata a trajetória no Brasil do compositor Sigismund Neukomm (2009). Publicou diversos artigos sobre as trajetórias musicais de D. Pedro e D. Leopoldina, bem como sobre a vida musical no Brasil no início do século XIX. Lança, em outubro de 2023, o livro Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo. Pelas realizações durante o bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, recebeu a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro e o Colar do Mérito Pedro, o Libertador (UFRJ). Foi merecedora do prêmio GOLFINHO DE OURO (Secretaria de Estado de Cultura, 2002) e da comenda CHEVALIER DES ARTS ET DES LETTRES (Governo francês, 2006).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

          • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
          • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
          • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos