Brigadistas indígenas participam de capacitação em Roraima

Um grupo de 19 brigadistas indígenas do povo Ninam, pertencentes à comunidades do Baixo Mucajaí, participaram de uma capacitação na Terra Indígena (TI) Yanomami (RR). Executada por instrutores do Prevfogo, a iniciativa permitirá que os formados atuem no combate a incêndios florestais na região. O curso foi ministrado na Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Walo Pali, da Fundação Nacional do Índio (Funai), construída em 2019.

Brigadistas do povo Ninam durante a capacitação com instrutores do Prevfogo. Foto: Felipe Fagner/Prevfogo-RR. – Publicada por: FUNAI

Pedro Paulo, indígena do povo Xerente e um dos instrutores do Prevfogo, fala da importância do curso para a soma de conhecimentos técnicos e tradicionais. “O programa de brigadas do Prevfogo tem chegado nas regiões mais remotas, a fim de instruir membros da comunidade sobre as técnicas de prevenção e combate que, somadas ao conhecimento tradicional, formam pessoas altamente qualificadas para trabalhar com fogo”, ressalta.

O instrutor ainda destaca a atuação da fundação em todo o processo. “A articulação da Funai e acompanhamento durante todo o curso foi fundamental para o bom desenvolvimento das ações que ocorreram durante toda a semana”, afirma.

O curso também contou com o apoio de lideranças da região na tradução do conteúdo para a língua materna indígena. Algumas das instruções recebidas foram: comportamento do fogo, utilização de ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPIs), métodos e técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, e normas de conduta e segurança.

“A abertura que tivemos com os parentes que moram em uma das maiores terras indígenas, com um significativo número de indígenas ainda sem contato, foi realmente vista por nós, instrutores, como fundamental pra continuar, agora de forma remunerada, cuidando de tantas belezas da TI Yanomami. O curso foi excelente e a participação dos indígenas foi exemplar, completa Paulo.

Dos 19 brigadistas, 11 serão contratados pelo Prevfogo como temporários durante o período crítico de incêndios florestais em Roraima. A TI Yanomami é a maior reserva indígena do país e possui uma área de aproximadamente 9.665.000 hectares.

Parceria Funai – Prevfogo

A parceria da Funai com o Prevfogo/Ibama ocorre desde 2010. A Funai apoia os processos de formação e contratação dos brigadistas descentralizando recursos para as Coordenações Regionais, responsáveis por organizar a logística dos cursos, e disponibilizando servidores para acompanhar as formações e operacionalização das brigadas.

Além das ações conjuntas com o Prevfogo/Ibama, a fundação também promove a formação de Grupos de Prevenção a Incêndios Florestais em Terras Indígenas, por meio da capacitação de indígenas sobre prevenção e manejo do fogo. O objetivo é minimizar os impactos desses eventos sem, contudo, desconsiderar as práticas tradicionais. Os cursos valorizam os conhecimentos tradicionais e promovem o diálogo intercultural acerca das práticas de manejo do fogo.

A consolidação dessas ações no âmbito da Funai tornou-se possível com a estruturação da área de gerenciamento de incêndios florestais em terras indígenas, inserida na Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), o que levou a fundação a aprimorar seus conhecimentos e práticas, além de fortalecer a interlocução com os órgãos ambientais.

Assessoria de Comunicação/Funai

PUBLICADO EM:     FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *