Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas do Inpa celebra dez anos com debate sobre políticas ambientais

Evento promovido pelo único curso de mestrado profissional do Inpa será online e gratuito, com transmissão pelo canal do MPGAP 10 Anos no YouTube

Nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) irá celebrar sua primeira década de história com o evento “MPGAP 10 Anos – Para Refletir as Políticas Ambientais e as Perspectivas Para o Futuro”. Em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o evento será 100% online, transmitido pelo Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, no site.

Neste ano, o MPGAP realizou a 100ª defesa, um marco temporal que demonstra a trajetória de sucesso do curso. “O principal objetivo do evento é registrar os primeiros dez anos de história do MPGAP, e eu ficaria muito satisfeito se ao final as pessoas compreendessem a importância de ter um programa inovador que constitui uma das principais interfaces do Inpa com a sociedade”, disse o coordenador do MPGAP George Rebêlo, ecólogo e pesquisador do Inpa há 35 anos.

As Áreas Protegidas são fundamentais para a defesa do meio ambiente amazônico, que hoje resguarda a maior biodiversidade do mundo e maior área florestal de pé do planeta. Segundo Rebêlo, as áreas protegidas encontram-se sob constante ameaça, o que pode afetar o Brasil e o mundo.

Para o coordenador, é nesse contexto que a formação de gestores profissionais para essas áreas se torna tão chave. “O papel do MPGAP é refletir sobre isso, produzir gestores, procurar soluções para enfrentar esses desafios, além de ser um espaço de discussão, reflexão, avanço, inovação e pesquisa”, contou Rebêlo.

O evento tem início às 9h (de Manaus) e segue com cinco mesas-redondas nos dois dias de programação. A proposta é refletir sobre o que mudou na última década e quais as perspectivas para um futuro que parece tão incerto, hoje. Os debates sobre unidades de conservação, bioeconomia, formação de gestores de áreas protegidas e aulas virtuais serão conduzidos por quase 15 especialistas do Inpa e de outras instituições parceiras, parte deles professores do programa. Ver programação aqui.

Também haverá um momento para avaliar o impacto do MPGAP na trajetória profissional dos alunos, que deve contar com a participação de diversos egressos. Criado em 2010 como o primeiro mestrado profissionalizante do Inpa, o MPGAP forma gestores de áreas protegidas, função cada vez mais importante para um desenvolvimento sustentável e apoio das populações dessas áreas, historicamente negligenciadas.

Serviço:

MPGAP 10 Anos – Refletir políticas ambientais e as perspectivas para o futuro

Data: 03 e 04 de dezembro de 2020

Local: Canal do YouTube  MPGAP 10 anos

Inscrição e programação: acesse o site do evento.

Mais informações no site do evento ou em suas redes sociais @MPGAP10anos no Instagram e Facebook

Da Redação – MPGAP/ Inpa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.