Embrapa lança videoaulas sobre o cultivo de tambaqui no Amazonas

A Embrapa Amazônia Ocidental lança nesta sexta-feira (30/10/2020), nove videoaulas com  informações técnicas sobre o cultivo de tambaqui em tanque escavado no Amazonas. Direcionadas a produtores rurais, as aulas abordam as principais etapas da criação de tambaqui e estarão disponíveis no canal da Embrapa no Youtube.

Foto: EMBRAPA

O lançamento das videoaulas será por meio de uma live, que acontecerá das 15h às 17h, e contará com a presença dos autores e convidados.

Produzidas pelos pesquisadores Roger Crescêncio e Cláudio Izel, para atender a demanda crescente da atividade, com recursos do projeto Transferência de tecnologias para o desenvolvimento da piscicultura no Estado do Amazonas – PEIXE-PRÓ – Fundo Amazônia, as aulas abordam os seguintes temas: Construção de viveiros; Qualidade de água; Alevinos; Recria; Manejo; Engorda; Ração e Alimentação; Sanidade; Custo de produção.

Segundo Roger, a produção de tambaqui no Amazonas, já se firmou como uma cadeia produtiva altamente rentável e de grande importância. Entretanto, como toda cultura, deve ser conduzida de forma profissional, utilizando-se as técnicas corretas desde o recebimento dos alevinos até a despesca e comercialização.

E, para que a piscicultura seja uma atividade econômica altamente rentável, é preciso que os piscicultores tenham acesso às informações técnicas de forma prática e eficiente. É nesse contexto que as capacitações de produtores e técnicos de ATER vêm a auxiliar no aprimoramento dos conhecimentos e práticas modernas e eficientes de produção. Esse conhecimento vai possibilitar o crescimento e profissionalização da produção piscícola do Amazonas.

Durante a live de lançamento, os telespectadores irão assistir aos nove vídeos e, em seguida, poderão tirar dúvidas com os apresentadores. Participam da live os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Roger Crescêncio, Antônio Cláudio Uchôa Izel e José Olenilson Costa Pinheiro, o presidente da Associação dos Piscicultores do Estado do Amazonas, Luiz Elder Bonfá e o secretário Executivo da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Leocy Cutrim. Todos estarão no estúdio do SebraeLap, atendendo as recomendações de distanciamento social e de cuidados higiênicos com uso de álcool em gel.

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 99132-1112

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.