Mourão diz que governo entrou tarde para frear desmate e se compromete a reduzir perda na Amazônia

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, reconheceu nesta sexta-feira, 4, durante o evento Retomada Verde, do Estadão, dificuldades do governo na área ambiental em relação às queimadas e ao desmatamento na Amazônia.

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fala com a colunista Eliane Cantanhêde, em evento sobre retomada verde
© Reprodução Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fala com a colunista Eliane Cantanhêde, em evento sobre retomada verde

Ele lamentou que as Forças Armadas não tenham atuado antes no combate à devastação na floresta. “Não fizemos isso, fomos entrar tarde”, afirmou à jornalista Eliane Cantanhêde.

Mourão tem agido para tentar mudar a imagem da política ambiental do governo no exterior, onde a gestão Jair Bolsonaro é alvo de críticas. O vice-presidente ainda se comprometeu a reduzir as taxas de desmate e incêndios já em setembro para ficar abaixo da “média ou dos mínimos históricos”.

“No ano passado, quando nós terminamos a Operação Verde Brasil 1, que foi de combate às queimadas (com apoio das Forças Armadas), deveríamos ter permanecido no terreno com aquela força constituída, para já entrar de imediato, entrar de cabeça no combate ao desmatamento.

Não fizemos isso, fomos entrar tarde, e já com o óbice maior da pandemia. Se a gente tivesse permanecido no terreno desde o ano passado, hoje teríamos números muito melhores para apresentar”, afirmou o vice-presidente.

A atuação das Forças Armadas na Amazônia, na Operação Verde Brasil 2, foi autorizada em maio por Bolsonaro.

João Ker, Gustavo Porto e Elizabeth Lopes   

ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: MSN NOTÍCIAS  –  ESTADÃO  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *