Forças Armadas levam mais de 10 toneladas de materiais de saúde para a capital de Roraima

Brasília (DF), 24/06/2020 – A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação Covid-19. Uma aeronave C-130 Hércules, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, levou 10,6 toneladas de materiais de saúde, de Guarulhos, em São Paulo, para Boa Vista, em Roraima.

MD NOTICIAS 20200624 NOT 03 FOTO 01.jpeg

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. A carga, composta por medicamentos e outros materiais de saúde, foi entregue ao Hospital de Campanha do Estado de Roraima.

Reconhecimento

O Hospital Ivan Goulart, no município gaúcho de São Borja, reconheceu os esforços do Exército em ajudar a manter os estoques de sangue da região Sul. O 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado foi homenageado pelo Banco de Sangue da unidade hospitalar com placa em agradecimento ao apoio prestado pelos militares.

Subordinado ao Comando Militar do Leste, a 2ª Companhia de Infantaria também tem contribuído com ações para manter a rede de saúde abastecida. Em parceria com o Hemocentro da Região Norte Fluminense, os militares iniciaram campanha de doação de sangue com uso de um ônibus itinerante. A ação visa superar as dificuldades enfrentadas pelos hemocentros do País com o início da pandemia da Covid-19.

Produção de Máscaras

A meta inicial de produção de máscaras de tecido do Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar (Pq R Mnt/10), localizado em Fortaleza, no Ceará, era de 4,5 mil unidades por mês. Após aprimorar os procedimentos, a meta foi ultrapassada em 60%, superando todas as expectativas, em decorrência do alto desempenho e otimização alcançados. O bom resultado é fruto da dedicação e do esforço das equipes de costureiros do Parque, do 23º Batalhão de Caçadores, do Colégio Militar de Fortaleza e do 10º Depósito de Suprimento.

MD NOTICIAS 20200624 NOT 03 FOTO 02.JPG

Higienização

Em Mato Grosso do Sul, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Força Terrestre Guaicurus, por intermédio da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, descontaminou os postos de saúde do Distrito do Boqueirão, município de Jardim. Os militares seguiram as determinações do Comando Conjunto Oeste, quanto ao controle e combate ao novo coronavírus. No Comando Conjunto Sudeste, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) realizou ação semelhante, ao desinfectar a Praça da Bandeira e os calçadões das ruas Sete de Setembro e Capitão João Ramos, em Caçapava, interior de São Paulo.

Militares da Marinha e do Exército, por meio do Comando Conjunto Leste, descontaminaram, respectivamente, as estações de trem de São Cristóvão e do Maracanã, ambas da SuperVia. Participaram das ações cerca de 80 profissionais especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – NBQR e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército.

MD NOTICIAS 20200624 NOT 03 FOTO 03.JPG

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Por Tenente Otavio, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Saiba mais:

Comandos Conjuntos realizam ações contra delitos ambientais na Amazônia Legal
Forças Armadas prestam homenagem aos profissionais de saúde e interditam madeireira irregular
Militares das Forças Armadas distribuem cestas básicas no Acre e apreendem madeira no Pará      

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *