Saiba por que o Dia Internacional da Mãe Terra é ainda mais relevante este ano

Data é marcada pela urgência na queda anual de 7,6% das emissões de dióxido de carbono; objetivo é manter aquecimento global abaixo do patamar de 1.5 Celsius; Dia Mundial foi instituído em 1970.

FOTO: ONU

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, ressalta que as comemorações do Dia Internacional da Mãe Terra, este ano, devem destacar a urgência de redução das emissões de CO2 na atmosfera. O tema de 2020 é a mudança climática.

Num estudo, divulgado no ano passado, a agência da ONU lembrou da necessidade de uma queda de 7,6% anual para se alcançar a marca de 1.5 grau Celsius prevista no Acordo de Paris sobre mudança climática. A data pede que o mundo se mobilize durante 24 horas em ações pela defesa do planeta e das pessoas.

50 anos

O Dia Internacional faz 50 anos e o Acordo de Paris cinco, desde sua assinatura. Para o Pnuma, a pandemia do novo coronavírus é um lembrete da vulnerabilidade humana frente a ameaças globais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que o mundo poderia estar melhor preparado para responder ao desafio caso tivesse mais adiantado no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris.

Governos

Com isso, os governos tiveram que tomar medidas e formular políticas para responder às preocupações dos cidadãos.

Em 2020, 50 anos depois, participantes  em todo o mundo devem dedicar 24 horas em ações grandes ou pequenas pelas pessoas e pelo planeta.

Por causa da pandemia, a maioria dos eventos e celebrações ocorre de forma virtual. O Pnuma acredita que existe uma chance ímpar de se reconstruir melhor e de forma sustentável após a covid-19.

Empregos Verdes

O mundo precisa recuperar-se com empregos verdes, políticas de proteção ambiental e estímulos econômicos que beneficiem o desenvolvimento sustentável.

Para participar do Dia Internacional, neste 22 de abril, acesse o site  earthday.org que traz todos os eventos e informações para voluntários e desafios para promover um planeta mais verde. Ativistas jovens, líderes internacionais, religiosos e lideranças indígenas também deixam suas impressões em eventos que antecedem a data.

No Dia Internacional da Mãe Terra, organizadores chamam a atenção para a importância da biodiversidade, do reflorestamento, do combate à degradação e à mudança climática. O objetivo é firmar compromissos para o gerenciamento sustentável dos recursos naturais e preparar a mobilização de cidadãos para o Dia do Meio Ambiente, marcado em 5 de junho.

FONTE: ONU –  Mudança climática

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.