Ministério fortalece fiscalização na Amazônia

As ações de fiscalização e proteção na Amazônia serão reforçadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelos órgãos vinculados de fiscalização. O Comitê Permanente de Coordenação sobre Desmatamento (CPCD) definiu nesta terça-feira as frentes de atuação para dar continuidade às operações de comando e controle no bioma. Em reunião com o Comitê, o ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Duarte, declarou que priorizará a coordenação política para fortalecer a conservação na região amazônica.

Acesse fotos da reunião

Os próximos meses serão de operações e atividades intensas de combate ao crime ambiental na Amazônia. Com os chefes dos órgãos estratégicos de fiscalização e das secretarias do MMA, Edson Duarte explicou que as ações serão fundamentais para a proteção do bioma. “Esse será um período de envolvimento geral, dedicação e prioridade para essa agenda”, declarou. “É uma prioridade acima de qualquer outra, uma grande mobilização nacional contra o desmatamento”, acrescentou.

O Comitê destacou a intensificação das ações. “Já estamos em campo”, afirmou a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, acrescentou que também haverá aumento nas ações de fiscalização remota.

INTEGRAÇÃO

Também foram debatidas estratégias com foco em alternativas para a conservação na Amazônia, como ações em conjunto com cadeias produtivas em setores como a pecuária. “A reunião do Comitê é importante porque traz todo mundo na mesma mesa, com a mesma sensibilidade para essa agenda”, observou o diretor de Florestas e Combate ao Desmatamento do MMA, Jair Schmitt.

A composição do Comitê garante essa integração e articulação de medidas para combater o desmatamento. Criado há um ano, o CPCD é formado pelos titulares de todas as secretarias do MMA, do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Agência Nacional de Águas (ANA), como convidado.

 

Por: Lucas Tolentino/Ascom MMA

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *