Manejo do fogo reúne povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e especialistas em Brasília

Teve início sábado (12) oficina sobre o manejo do fogo, reunindo povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil, Venezuela e Guyana, além de pesquisadores e gestores de políticas públicas. 

FONTE: FUNAI

O evento tem por objetivo o compartilhamento de experiências, ações e desafios relacionados à temática do fogo dentro dos territórios dessas populações e a criação de uma rede Sulamericana de manejo intercultural e participativo do fogo. 

Realizado na Casa de Retiro Assunção, na Asa Norte, a oficina tratará dos seguintes temas: i) percepções sobre as mudanças do fogo; ii) perspectivas e planos de ação; iii) debate sobre anseios e expectativas; e iv) elaboração de planos de ação de uma rede sulamericana para o manejo intercultural e participativo do fogo. 

Na quinta feira (16), as discussões da oficina serão levadas para debate em seminário intitulado Manejo intercultural e participativo do fogo na América do Sul: experiências e desafios. O Seminário, que será realizado no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, entre 08 e 18 horas, será aberto ao público.

A Oficina e o Seminário têm o apoio da Funai, do The Woodspring Trust, British Academy, IBAMA, Unb, ISPN e ISA.

 

Texto: Eleonora de Paula/Ascom Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *