Equipe internacional revisa as principais causas do efeito estufa

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa, até a próxima sexta-feira (06/09), do processo de revisão e auditoria do inventário de países desenvolvidos sobre gases de efeito estufa, que se realiza em Vaduz, em Liechtenstein, região central da Europa. Serão avaliados os principais setores de emissão das substâncias que influenciam nas alterações do clima do planeta.

O gerente de Projetos da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Thiago Mendes, integra a equipe técnica internacional como especialista em questões relacionadas ao Uso do Solo, Mudanças de Uso do Solo e Florestas (LULUCF, sigla em inglês).“Esse é um trabalho anual, para verificar se os países desenvolvidos estão cumprindo com os compromissos relativos à redução de gases” explica. “Eu desempenho o papel de revisor”.

O time de especialistas conta com uma canadense representando o secretariado da Convenção de Mudança do Clima e peritos do Japão (Setor de Resíduos), França (setor de Energia), Ucrânia (Setor de Industrias) e Cuba (Agricultura).

“É uma reunião de trabalho bastante técnica, mas produz subsídios conjuntos para avançarmos na implementação dos compromissos do Protocolo de Quioto e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, acrescenta Mendes.

PADRÕES

Desde 2010, todos os países partes do Anexo I (países industrializados), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que são signatários do Protocolo de Quioto, devem apresentar inventário sobre gases de efeito estufa. A participação do Brasil é importante para acompanhar os padrões de revisão e consulta internacional, o que contribui para subsidiar processos referentes ao sistema nacional de medição e verificação de emissões.

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.

FONTE : ASCOM/MMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *