O Rio Amazonas será reconhecido como maravilha natural do mundo

O rio Amazonas ganhará nesta segunda-feira uma homenagem durante a cerimônia em que será reconhecido como uma das Sete Maravilhas do Mundo pelo governo regional de Loreto. O rio Amazonas é o segundo maior em extensão do mundo, atrás apenas do rio Nilo. Ele nasce no Peru e deságua no Brasil. Por meio de telas gigantes colocadas nas sete cidades localizadas na região, os moradores vão acompanhar a solenidade.

O rio Amazonas tem mais de 7 milhões de km² em extensão. A nascente dele é o rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes, no sul do Peru, e a foz no rio Tocantins, no norte do Brasil. O governador de Loreto, no Peru, Yvan Vasquez Valera, disse que o objetivo é que todos da região participem da solenidade. “As atividades serão realizadas nas sete cidades da província. Cada capital, ao mesmo tempo, irá desenvolver vários eventos, mobilizar os estudantes e a população em geral “, disse ele.

Na capital de Loreto, Iquitos, haverá um city tour nas principais áreas turísticas. Na prefeitura de Iquitos será colocada uma placa de bronze com a certificação oficial do rio Amazonas como uma das maravilhas naturais do mundo. Para as autoridades peruanas, o reconhecimento representa o respeito pela  riqueza em biodiversidade que abriga a Amazônia.

A cada ano há a seleção das sete maravilhas naturais do mundo pela população, por meio de uma votação global. A iniciativa começou em 2009, com o canadense-suíço Bernard Weber.

Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina

Fonte: Agência Brasil

* Nota da Ecoamazônia: Segundo alguns estudos – disponíveis na INTERNET – o Rio Amazonas é o maior do mundo tanto em volume quanto em extensão – http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1501 , http://www.ograndeamazonas.com.br/tag/rio-amazonas/ , http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1698317-1485,00.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*