Portos do Arco Norte lideram crescimento no transporte hidroviário de grãos no Brasil

O transporte de grãos por hidrovias no Brasil tem se destacado cada vez mais, conforme dados recentes divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Anuário Agrologístico 2024. De acordo com o relatório, de 2010 a 2023, o volume de soja e milho transportado pelo modal hidroviário no país cresceu 782,35%, saltando de 3,4 milhões de toneladas para 30 milhões de toneladas em dez anos.

O volume de soja e milho transportado pelo modal hidroviário no país cresceu impressionantes 782,35% em dez anos. – Foto postada em PORTAL BARCARENA

O crescimento é atribuído, principalmente, à maior participação dos portos do Arco Norte no escoamento de grãos, conforme explica Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab. “Os embarques de milho e soja pelos portos da região Norte já representam cerca de um terço do volume exportado pelo país. Esse resultado é obtido a partir do desenvolvimento do setor, impulsionado pela Lei dos Portos de 2013”, avalia Guth. “Vale destacar que os investimentos em infraestrutura não aparecem de imediato, levando tempo para serem percebidos”, acrescenta.

PROTAGONISMO AMAZÔNICO

O presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), Flávio Acatauassú, também destaca a região: “Os portos do Arco Norte, e em especial os do Arco Amazônico, foram e são os grandes protagonistas desse incremento na movimentação portuária de grãos no Brasil”.

O Arco Norte engloba os eixos de transporte nos diferentes modais (rodoviário, ferroviário e hidroviário), responsáveis pelo transporte de cargas e insumos para os portos ao norte do Brasil, acima do paralelo 16. A região possui vantagens competitivas, como a proximidade das áreas produtoras de commodities agrícolas com os principais mercados consumidores internacionais, além da ampla disponibilidade do modal hidroviário, considerado mais sustentável, eficiente e de menor custo.

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