82ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 18 de maio de 2024, sábado, a 82ª Tertúlia Portugal – Brasil, 4ª Temporada, sob o tema: “Zeladoria do Patrimônio Cultural: uma nova abordagem”, tendo como convidado “Antonio Luís Ramos Sarasá Martin”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 82ª Tertúlia Portugal – Brasil:

82ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada
SÁBADO, dia 18 de maio de 2024,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Zeladoria do Patrimônio Cultural: uma nova abordagem”

Apresentação: “Antonio Luís Ramos Sarasá Martin”.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil 

Resumo da Comunicação:  Zeladoria, quando de suas explanações públicas, rende descobertas de patrimônios valiosos e esquecidos. Ela também estimula práticas culturais esmaecidas e é levada a eventos internacionais, propõe oficinas resgatando técnicas tradicionais por todo o Brasil e, inclusive, faz parte de planos de gestão do patrimônio histórico. As veias da Zeladoria serão, portanto, aqui contadas, até se chegar ao fluxo atual, em projetos fundados, intimamente, no amor pelo patrimônio histórico e pela vida que dele ressuscita e, então, pulsa. A partir de tudo que se avulta hoje, percebem-se muitos sentidos e pode-se dizer que basicamente Zeladoria é olhar com zelo, cuidado, interesse. A Zeladoria do Patrimônio consiste em ações de preservação e modo de cultuar a arte, o edificado e o imaterial. É conservação dos legados culturais e da memória. Defesa das estruturas e histórias de um bem, de uma manifestação artística, do intangível, da cultura. É trabalho investigativo, interpretativo, profundo e construtivo, pois, a partir desta compreensão, surgem ações no sentido da permanência e mantença. Zeladoria destina-se a todos. Estima escutar vozes, ouvir diferentes gerações. Acolher pessoas, idades, técnicas construtivas, composições. Os diferentes públicos são alvo das ações de zeladoria, uma vez que consiste no desenvolvimento de percepções e aptidões individuais, as quais culminam na retenção coletiva. É multi e interdisciplinar, pois ensina a observar, constatar e educar ao processo de manutenção, pela tecnicidade e através da intimidade com o legado.
Para quê? Pelo amor e pela persistência das significâncias. Pelo direito e garantia à cultura, acesso ao conhecimento das técnicas, aos saberes, às artes e ofícios tradicionais. Para a sustentabilidade das obras históricas (materiais e imateriais) e do meio ambiente.

Sobre o convidado: Antonio Luís Ramos Sarasá Martin – Conservador Restaurador, idealizador e coordenador da Zeladoria do Patrimônio Cultural. Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR), onde participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador. Atua nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação restauração em bens móveis e imóveis, educação patrimonial e pesquisa no Estúdio Sarasá Conservação Restauração. Administrador de Empresas pela Universidade São Marcos (1999), técnico em química e bioquímica, assume, em 1999, a coordenação técnica da empresa Sarasá. Aprendiz de seu pai, Gerardo Martin Sarasá, referência na produção artística, nos ofícios de azulejaria e vitrais Sócio Gerente do Atelier Artístico Sarasá de 1987 a 2001, ano que funda o Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural e que até hoje capitaneia. Integra grupo de estudos com profissionais da área da preservação para discussão sobre metodologias à conservação e restauração do Patrimônio Histórico e é responsável pela interface entre órgãos de preservação e o Estúdio Saras

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil: 

          • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
          • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
          • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *