32ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 22 de janeiro de 2022, sábado, a 32ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Projeto 2022: Brasil, 200 anos da Independência”, tendo como convidados o Gen. Marcio Tadeu Bettega Bergo e o Prof. Dr. Manuel Rolph Cabeceiras

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 32ª Tertúlia Portugal Brasil:

32ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 22 de janeiro de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA:  “Projeto 2022: Brasil, 200 anos da Independência”

Apresentação: Gen. Marcio Tadeu Bettega Bergo / Prof. Dr. Manuel Rolph Cabeceiras

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Projeto 2022: Brasil, 200 anos da Independência
Cinquenta e duas décadas transcorreram a partir do momento em que as caravelas de Cabral fundearam às costas da Bahia. Dois séculos se passaram desde o Grito do Ipiranga.
Gigante pela própria Natureza, belo, forte e impávido colosso, este País foi gradualmente sendo erigido, inicialmente por portugueses, índios e africanos. Depois, com sucessivas levas de imigrantes, por italianos, alemães, espanhóis, japoneses, árabes, suíços, coreanos, ucranianos, chineses e muitos outros povos, consolidando nossa riqueza maior, a gente brasileira. Povo hospitaleiro, que construiu uma imagem simpática e é admirado pela sua arte, pela sua criatividade, pelos esportes, pelo carnaval e por tantas outras manifestações populares.
Hoje, somos a República Federativa do Brasil, vinte e seis Estados federados, um Distrito Federal. Constituímos o sexto maior contingente populacional do mundo, a quinta maior área da Terra, oitava ou nona maior economia do planeta (os números flutuam). Nosso Brasil é o terceiro maior produtor agropecuário do mundo, alimentando um terço da humanidade. É detentor de algumas ilhas de excelência, apesar do (ainda) atraso tecnológico em geral e dos parcos recursos investidos em Pesquisa & Desenvolvimento. Nossa indústria é pujante, embora ainda aquém de suas efetivas possibilidades de grandeza e presença internacional.
Este será o tema da 32ª Tertúlia Portugal Brasil que irá ocorrer no dia 22 de janeiro próximo, por meio de apresentação do Gen Bda Marcio Tadeu Betega Bergo, Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), acompanhado pelo Prof. Dr. Manuel Rolph Cabeceiras
O IGHMB é um dos órgãos consultivos oficiais sobre História e Geografia. Irmanado com outras instituições culturais, está engajado em conduzir celebrações enaltecedoras que transcendem as fronteiras deste nosso imenso país. Por esta razão, o projeto Tertúlias Portugal Brasil se associa a esta iniciativa do IGHMB, não somente no apoio formal como também na ampla divulgação deste evento histórico.
Para saber mais: http://www.ighmb.org.br/   

CURRICULUM VITAE 

O Prof. Dr. Manuel Rolph Cabeceiras leciona na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niteroi (Brasil). É doutor em História com a tese Urbi et Orbi, Nós e os Outros, Romanidade(s), Fronteira Étnica e a História como escrita dos dilemas pátrios, onde a partir das obras de Cícero, Salústio e Tácito estuda a identidade romana durante as guerras civis e de conquista.
Na UFF, vinculado ao Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA), coordena o GEHM, Grupo de Estudos de História Militar.
É membro titular emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), além de membro da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) e do Conselho Editorial da edição brasileira de “COMMUNIO – Revista Internacional de Teologia, Ciência e Cultura”.

O General de Brigada R1 Marcio Tadeu Bettega Bergo é presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Mineiro de Juiz de Fora, cursou o Colégio Militar em Curitiba e é Aspirante da AMAN da turma de 1974.
Possui cursos da carreira militar até o mais alto nível, de Política e Estratégia. É titulado Mestre em Operações Militares e Doutor em Ciências Militares. Também realizou o Curso de Gerenciamento de Defesa, na Marinha dos EUA.
Na vida civil, é bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis. É pós-graduado em Gestão e Planejamento Estratégico pela FGV.
Com diversos trabalhos acadêmicos publicados, ministra aulas em instituições de ensino e profere palestras em seminários e painéis sobre os temas “Logística”, “Estratégia”, “Desenvolvimento Nacional”, “História Militar”, “Guerras, Conflitos e crises” e “Ética e Valores”.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos