Rio Branco registrou, nesta semana, 3ª mínima histórica na capital, Boa Vista (RR)

Dados são apresentados no 10º Boletim de Alerta Hidrológico, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta sexta-feira (8)

Em Boa Vista (RR), rio chegou a -23 cm (Foto: Ronny Alcântara/Rede Amazônica) – Postada em: SGB

Enquanto o Rio Acre enfrenta cheias históricas, o principal rio do estado de Roraima, o Rio Branco, registra os níveis mais baixos para o período. Nesta semana, em Boa Vista (RR), o rio chegou à 3ª mínima da história: -23 cm – atrás do ano de 2019, quando alcançou -28 cm, e do recorde de -56,5 cm, registrado em 2016. A última medição, realizada nesta sexta-feira (8), indica que o rio estava em -18 cm na capital. O dado faz parte do 10º Boletim de Alerta Hidrológico, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

“Na Bacia do Rio Branco, desde 2023 tem chovido abaixo do normal; assim, os níveis dos rios da bacia como um todo estão muito baixos desde novembro. Com a chegada do período de estiagem, que ocorre entre fevereiro e março nessa região, a situação se agravou”, explica a pesquisadora em geociências do SGB Jussara Cury. Em Caracaraí, o Rio Branco está na marca de 46 cm e apresenta pequenas oscilações. O nível está dentro da faixa da normalidade, mas se aproxima dos níveis mínimos.

Já o Rio Acre vive o oposto. Após registrar o pico de 17,89 m, na cidade de Rio Branco (AC) – segunda máxima da história – o nível do rio começa a reduzir e está abaixo dos 17 m, ainda acima da cota de inundação. “No Rio Acre, a bacia é menor e a resposta é mais rápida. Nas últimas semanas a chuva foi acima do normal e, por essa razão, houve intensidade de subida, e os níveis ficaram muito próximos das máximas já registradas pelo monitoramento”, relata a pesquisadora. Jussara observa que os recordes foram registrados em 2015 e 2016, durante um ciclo anterior do fenômeno El Niño, que afeta o país desde junho.

De acordo com o monitoramento, outras estações estão em situação de normalidade. Em Manaus (AM), o Rio Negro mantém o processo de subida e está no nível de 22,62 m. Na cidade de Porto Velho (RO), o Rio Madeira chegou a 14,55 m e o Rio Amazonas também está em processo de enchente nos municípios de Itacoatiara, onde registra 9,26 m; em Parintins, que está na marca de 4,40 m; e em Óbidos, onde se registrou 4,37 m.

O Rio Solimões voltou a descer em Tabatinga (AM), mas está dentro da normalidade, registrando 10,01 m. Em Fonte Boa (AM), o nível é de 19,25 m e, em Manacapuru (AM), de 14,11 m.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Rio Branco registrou, nesta semana, 3ª mínima histórica na capital, Boa Vista (RR) (sgb.gov.br) 

Relacionada:

Enchentes no Acre: rio mantém tendência de descida em Rio Branco e atinge a marca de 16,96 m (sgb.gov.br) – O Rio Acre recuou 70 cm, de quinta (7) para sexta-feira (8), e ficou na marca de 16,96 m, às 12h45, em Rio Branco (AC). É o que indica o 32º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado às 16 h (horário de Brasília), pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Apesar da redução, ainda está acima da cota de inundação, que é de 14 m.