Programa Norte Conectado – Exército contribui para a inclusão digital na Amazônia

Belém (PA) – Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE, 2018) indicam que 46 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet. Para transformar essa realidade, o Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) atua como parceiro do Programa Norte Conectado, coordenado pelo Ministério das Comunicações. No dia 11 de março, mais uma etapa do Programa teve início, com o lançamento fluvial de cabos de fibra ótica que farão a conexão entre Belém (PA) e Macapá (AP). São previstos 624 km de cabos de fibra óptica submersos, beneficiando diretamente 2,5 milhões de pessoas.

Foto: Comsoc 2ºBIS – CMN EB

Uma solenidade marcou o início dos trabalhos às margens do rio Guamá, com a presença de autoridades e da imprensa. Na ocasião, o Chefe do CITEx, General de Brigada Jacy Barbosa, destacou o pioneirismo do Exército no promoção da inclusão digital na região amazônica. “Começamos a lançar cabos de fibra óptica subfluviais de forma pioneira para mais de dez cidades da Amazônia há quase oito anos. Diante do sucesso deste projeto, o Exército continuou, junto ao Ministério das Comunicações, inserido no Programa Amazônia Integrada e Sustentável, expandindo a conectividade. Estamos fazendo trocas de capacidades e contribuindo como parceiros, desta vez, na área de segurança”.

Em apoio ao esforço na área de comunicação, o Comando Militar do Norte ativou a Operação Amapará, que visa garantir a segurança física do pessoal e dos equipamentos utilizados durante para a implantação da infovia. No total, serão 26 dias de viagem pelos rios da Amazônia, passando por cidades da região do Marajó até chegar ao estado do Amapá.

A previsão é levar internet a 38 escolas, cinco unidades de saúde, fóruns de justiça e centros de pesquisa. A ação beneficiará mais de 2,5 milhões de habitantes na região norte do Brasil. O aumento da conectividade é também parte do componente estratégico, tanto para a Defesa Nacional quanto para o desenvolvimento do País.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, falou sobre a importância do lançamento dos cabos óticos subfluviais. “Com a inclusão digital, vamos levar inclusão social, reduzindo as desigualdades, conectando os brasileiros e unindo o Brasil. O Ministério das Comunicações está levando internet para as regiões mais distantes e de mais difícil acesso, buscando conectar brasileiros que ainda estão em uma escuridão digital”.

Programa Norte Conectado

O Programa Norte Conectado visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. Além de atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, justiça e defesa, a iniciativa ampliará a conectividade da região, com possibilidade de integração aos países vizinhos que compõem a Pan Amazônia.

A implantação será baseada em uma infraestrutura de telecomunicações que interligará, inicialmente, Macapá a Tabatinga, passando por Manaus, com ramificações para diversas cidades da região, bem como a Guiana Francesa e o Peru. Ao seu término, o programa contará com oito infovias em mais de 12 mil quilômetros de extensão, atendendo mais de 10 milhões de pessoas em 59 municípios com internet de alta velocidade.

FONTE: Exército contribui para a inclusão digital na Amazônia – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br)