Marinha do Brasil e Ministério Público do Pará planejam atividades para Ação Cívico-Social na Ilha do Marajó (PA)

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN) participou, no dia 23 de fevereiro, em Belém (PA), de reunião realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará, com a presença de órgãos estaduais e municipais, para combinar as atividades que serão empregadas na primeira Ação Cívico-Social (ACISO) do ano de 2024, denominada “Operação Chance para Todos I/2024”, que proporcionará assistência aos municípios de Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Abaetetuba, no Pará.

Navio-Auxiliar “Para” em atendimento à população ribeirinha no interior do Pará

Com a participação de mais de dez órgãos e entidades, a “Operação Chance para Todos I/2024” oferecerá, em complemento aos atendimentos médico-odontológicos, serviços específicos para cada município, dentre os quais poderão englobar o balcão de direitos, emissão de certidão de nascimento e CPF, esclarecimentos pré e pró-processual não litigiosos, cobertura de eixo de embarcações, cursos de artesão e de marinheiros fluviais de convés e de máquinas, além de palestras sobre a prevenção ao escalpelamento, contribuindo para assegurar a cidadania à população ribeirinha.

BALANÇO

O Navio-Auxiliar “Pará” concluiu o ciclo de apoios planejados para o ano de 2023 realizando quatro Ações Cívico-Sociais e proporcionando mais de 7 mil atendimentos médicos e odontológicos com a distribuição de mais de 66 mil medicamentos à população em regiões de difícil acesso. O êxito alcançado em 2023 retorna uma perspectiva promissora para o prosseguimento com os apoios em 2024 e enseja oportunidades ímpares de expansão e consolidação. Dessa forma, a Marinha do Brasil, por meio do Comando de Grupamento de Patrulha Naval do Norte, garante uma presença ativa do Estado Brasileiro na região amazônica levando cidadania à população ribeirinha.

Navio-Auxiliar “Pará” 

Incorporado à Marinha do Brasil em 19 de janeiro de 2005, o Navio-Auxiliar “Pará” está subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval e integra o Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Caracterizado por 56,11 m de comprimento, 21,42m de boca (largura) e 3,6m de calado (distância entre a superfície da água e a quilha, ponto mais baixo do navio), é equipado com 4 (quatro) metralhadoras Oerlinkon 20mm e composto, atualmente, por 57 militares. O meio possui capacidade tanto para atendimentos médicos quanto para transporte e desembarque de tropas na região amazônica.

Ao atuar nos rios da Amazônia, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), tem autonomia para navegar durante 23 dias sem a necessidade de realizar paradas para reabastecimento. Voltado ao apoio médico-odontológico, é equipado com centro de testes rápidos, centro de triagem, consultório médico e odontológico, sala de mamografia, sala de exames de imagem e farmácia, a qual contempla estoque prontificado para a distribuição de medicamentos de forma gratuita.

FONTE: Marinha do Brasil – Marinha do Brasil e Ministério Público do Pará planejam atividades para Ação Cívico-Social na Ilha do Marajó (PA) | COM4DN 

Relacionada:

Marinha do Brasil e Secretaria de Estado das Mulheres do Pará planejam ação conjunta na Ilha do Marajó (PA) | COM4DN