Enchentes no Acre: na capital acreana, o rio começa a descer após atingir pico de 17,86 m

De acordo com o 27º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado nesta quarta-feira (6), nível está em 17,83 m

Rio Branco (AC) registrou a segunda maior cheia da história (Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp) – Postada em: SGB

O nível do Rio Acre, na cidade de Rio Branco (AC), começa a descer após atingir, na terça-feira (5), pico de 17,86 m, confirmando as projeções apresentadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), na última semana. A marca foi a segunda maior máxima da história, atrás apenas de 2015, quando o rio chegou a 18,35 m. De acordo com o monitoramento, nesta quarta-feira (6), o rio desceu três centímetros e chegou a 17,83 m, com tendência de recuo. Apesar disso, ainda está acima da cota de inundação. Os dados são apresentados no 27º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre.

“Observamos que todas as estações que estão a montante (acima de Rio Branco) já reduziram os níveis, e as que estão mais próximas começaram a baixar desde terça-feira (5). Esse comportamento deve também ocorrer em Rio Branco, que já estava com tendência de estabilização”, explica o pesquisador em geociências Marcus Suassuna.

No final de fevereiro, chuvas acima da média foram registradas no Acre, o que provocou elevação dos níveis da Bacia do Rio Acre e máximas históricas foram registradas. O município de Assis Brasil (AC), que está na cabeceira, foi o primeiro a sentir os efeitos da chuva. Na estação, foi registrada a máxima de 13,31 m – atrás apenas do nível de 14,03 m, em 2012. Atualmente, a cota é de 5,83 m, dentro da faixa de normalidade.

Em seguida, Brasiléia (AC) atingiu o maior nível da história: 15,62 m no dia 28 de fevereiro. O rio agora está na marca de 6,17 m, dentro da faixa de normalidade. A cidade de Xapuri (AC) registrou 16,43 m no dia 29 – a segunda máxima histórica, atrás apenas do recorde de 2015, quando o Rio Acre alcançou 18,24 m na cidade.

Boletim de Alerta Hidrológico

Diante do cenário, o SGB iniciou a emissão de Boletins de Alerta Hidrológico, com dados que auxiliam defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações.

As informações geradas a partir da operação do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) apresentam os níveis das estações de Assis Brasil, Brasiléia/Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Para Brasiléia, Xapuri e Rio Branco, o SGB também gera previsões sobre os níveis que o rio deve atingir, possibilitando antecipar o cenário nessas cidades.

Para consultar os boletins, clique aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Enchentes no Acre: na capital acreana, o rio começa a descer após atingir pico de 17,86 m (sgb.gov.br)