21º Boletim de Alerta Hidrológico do SAH Acre: Rio Branco (AC) registrou a cota de 17, 63 m, neste domingo (3)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) aponta para redução do ritmo de subida do rio, o que dá indícios de estabilização

Monitoramento indica redução do ritmo de subida em Rio Branco (AC) (Foto: Prefeitura de Rio Branco) _ Postada em: SGB

Na capital acreana, Rio Branco, o Rio Acre apresentou elevação e alcançou a marca de 17,63 m, neste domingo (3). Apesar desse aumento, o ritmo de subida do rio está mais lento em comparação ao observado ao longo da semana, sugerindo uma possível estabilização. A marca está acima da cota de inundação (14 m) e representa a quinta maior marca na história. Os dados foram divulgados no 21º Boletim de Alerta do Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Acre, emitido no domingo (2) às 9h (horário de Brasília) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

De acordo com o boletim do SGB, o rio está em processo de descida nos municípios de Xapuri (AC), onde atingiu a marca de 15,25 m (acima da cota de inundação de 13,4 m); em Brasiléia (AC), com marca de 7, 4 m (dentro da faixa da normalidade); e em Assis Brasil (AC), com 5 m (também dentro da faixa de normalidade).

Boletim de Alerta Hidrológico

Devido às cheias no estado, o SGB realiza monitoramento do Rio Acre e emite boletins de alerta hidrológico com previsões que auxiliam as defesas civis e os órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações.

As informações geradas a partir da operação do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), apresentam os níveis das estações de Assis Brasil, Brasiléia/Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Para Brasiléia, Xapuri e Rio Branco, o SGB também gera previsões sobre os níveis que o rio deve atingir, possibilitando antecipar o cenário nessas cidades.

Para consultar os boletins, clique aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – 21º Boletim de Alerta Hidrológico do SAH Acre: Rio Branco (AC) registrou a cota de 17, 63 m, neste domingo (3) (sgb.gov.br

Relacionadas: