Chuvas fortes no Acre afetam mais de 40 mil pessoas no estado

As fortes chuvas causam transtornos em Rio Branco e cidades do interior do Acre. Mais de 40 mil pessoas já foram atingidas pelas tempestades que caíram no estado nos últimos dias.

Região de Rio Branco, no Acre (Diego Gurgel/Agência de Notícias do Acre)

Nesse domingo (2), com o aumento do nível, as águas do Rio Acre avançaram por mais ruas dos bairros da capital.

Sete municípios e 27 comunidades rurais foram atingidos pelas cheias. Mais de 18 mil pessoas estão desalojadas e cerca de quatro mil seguem desabrigadas.

A funcionária pública Vera Fernandes e o marido, o aposentado Raimundo Nonato de Abreu, moram em Xapuri, a 190 quilômetros de Rio Branco. Vera conta que é a terceira vez que tem a casa inundada pelas chuvas.

“É muito difícil para a gente. A gente consegue as nossas coisas com muita dificuldade, e aí vem uma enchente dessa e a gente fica sem saber o que fazer. Só que dessa vez, agora, eu saí com tempo. Tirei minhas coisas, só deixei em casa uns guarda-roupas que não servem, mais porque é a segunda vez que pega alagação. E dessa vez, graças a Deus, o que eu perdi foi só uns guarda-roupas mesmo”. 

Raimundo Nonato dá detalhes sobre a situação na região.

“Aqui tem chovido bastante. O rio bastante cheio. Alagou, assim, um terço da cidade. E a situação está meio complicada aqui (…) no interior, o poder público é meio fraco. E então, não dá para dar assistência assim. (Dá para dar assistência de) pelo menos, o básico… metade da população, pelo menos. Agora, é reformar alguma casa que dá para reformar, pintar, ajeitar, e continuar a vida”.

O governo federal anunciou repasse de R$ 8,7 milhões para assistência humanitária nos municípios atingidos por inundações. Desse total, foram liberados cerca de R$ 6 milhões para a cidade de Brasileia. Também devem receber recursos as cidades de Rio Branco, Epitaciolândia e de Xapuri.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – Chuvas fortes no Acre afetam mais de 40 mil pessoas no estado | Radioagência Nacional (ebc.com.br)