77ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 2 de março de 2024, sábado, a 77ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Viseu na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil (Rio de Janeiro, 1922-1923). O contributo de Francisco de Almeida Moreira”, tendo como convidado “Luís Silva Fernandes”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 77ª Tertúlia Portugal – Brasil:

77ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada
SÁBADO, dia 2 de março de 2024,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Viseu na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil (Rio de Janeiro, 1922-1923). O contributo de Francisco de Almeida Moreira”

Apresentação: “Luís Silva Fernandes”.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil 

Resumo da Comunicação: Em 1922, o Brasil comemorou o Centenário da Independência. Entre os diversos momentos das comemorações, assumiu especial relevo a organização da Exposição Internacional do Centenário da Independência, realizada no Rio de Janeiro, entre 7 de setembro de 1922 e 24 de julho de 1923. Portugal participou na Exposição Internacional do Rio de Janeiro com dois pavilhões – o “Pavilhão de Honra” e o Pavilhão das Indústrias Portuguesas”, procurando projetar a sua cultura e a sua economia em contexto internacional. Nesse âmbito, realizou-se a visita presidencial de António José de Almeida ao Brasil, um momento importante nas relações entre os dois países.
Francisco de Almeida Moreira (1873-1939), fundador e diretor do atual Museu Nacional de Grão Vasco, professor do liceu local, militar reformado e Vice-Presidente do Município de Viseu, participou também na Exposição Internacional do Rio de Janeiro como adjunto do Comissário Geral de Portugal. Como responsável pela secção artística do pavilhão português, Francisco de Almeida Moreira foi um dos protagonistas da participação portuguesa no certame. Foi também um embaixador informal de Viseu, integrando na exposição diversos exemplos do legado artístico e das “indústrias regionais” de Viseu. Através da pesquisa de fontes brasileiras e portuguesas, destaca-se essa presença de Viseu no evento que, qual “beijo através do Atlântico”, juntou dois países irmãos em busca de afirmação na cena internacional. 

Sobre o convidado: Luís Silva Fernandes É licenciado em História pela Universidade de Coimbra e mestre em Arqueologia pela Universidade do Porto. Tem em curso o doutoramento em Turismo na Universidade de Aveiro. É colaborador da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro. Foi docente da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, entre 1996 e 2015. Exerceu funções de assessoria de História e Património no Município de Viseu entre 2018 e 2021. É docente do ensino básico e secundário (Agrupamento de Escolas de Grão Vasco). Desde 2007, integrou diversos Grupos de Trabalho relativos à valorização do Património Cultural de Viseu e foi membro da Comissão Municipal de Toponímia de Viseu. Atualmente desenvolve investigação em História Contemporânea e em História do Turismo.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

          • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
          • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
          • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos