Terremoto de magnitude 6.6 graus é registrado no interior do Acre

Atividade sísmica foi detectada pelo Serviço Geológico do Brasil, por meio da Rede Sismográfica Brasileira

Município de Tarauacá (AC) – Foto: Gleilson Miranda/Governo do Acre – Postada em: SGB

O Serviço Geológico do Brasil detectou, por meio da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um terremoto de magnitude de 6.6 graus na escala Richter, registrado na noite de sábado (20) em Tarauacá, no interior do Acre.

De acordo com a RSBR, o sismo ocorreu a mais de 600 km de profundidade e, apesar da intensidade, não há registros de danos. Além disso, o local é conhecido pela ocorrência de sismos profundos, por ser uma área de encontro entre duas placas tectônicas: a Sul-Americana e a Nazca.

O geofísico do SGB Luiz Gustavo Rodrigues Pinto explicou que, com essa profundidade elevada, toda a energia liberada por esse evento foi atenuada na própria litosfera, o que evitou maiores prejuízos à população.

“Não é incomum a ocorrência de tremores de terra nessa região do país, com magnitudes relativamente elevadas e a grandes profundidades. Tal fato é motivado pela subducção (mergulho) da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana, resultando na deformação interna e no acúmulo de energia na placa que está subductando (Nazca).

A interação entre essas duas placas é a responsável pela formação da Cordilheira dos Andes, pelos vulcanismos existentes em toda a região oeste do continente americano e pelos diversos tremores de terra que ocorrem nessa porção do nosso continente”, destacou Luiz Gustavo.

Apesar de ser estatisticamente pouco provável que um evento dessa magnitude ocorra em uma profundidade mais rasa no Brasil, eventos de menor magnitude ocorrem frequentemente no país, e muitos deles são sentidos pela população. Por isso, é sempre bom ressaltar as atitudes que devem ser adotadas, caso um tremor de terra seja sentido pela população, independentemente da localidade.

Tais atitudes são: afastar-se de janelas ou locais onde possam cair objetos; sair de edificações de forma tranquila e procurar local seguro; e caso não seja possível sair da edificação, procurar espaços que possam oferecer segurança, como sob batentes de portas, mesas ou algum outro tipo de móvel que ofereça proteção no caso de quedas de objetos.

Esse abalo sísmico pode ser considerado um dos mais fortes já registrados na história do Brasil. Em junho de 2022, um terremoto de magnitude 6.5 atingiu a região da fronteira, entre o Peru e o Brasil. O epicentro foi a uma profundidade de 616 km e a cerca de 111 km da cidade de Tarauacá, no Acre. Já em 2019, no mesmo local ocorreu um tremor de magnitude 6.8.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Terremoto de magnitude 6.6 graus é registrado no interior do Acre (sgb.gov.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *