Senador de RR pede ao Ministério da Defesa reforço militar na fronteira do Brasil com a Venezuela

Pedido ocorre por conta da disputa entre a Venezuela e a Guiana, que fazem fronteira com Roraima, pela região de Essequibo. Senador Hiran Gonçalves disse que o ministro da Defesa, José Mucio, garantiu o reforço militar na fronteira do Brasil com a Venezuela. Presidente venezuelano convocou referendo no domingo (3) para conceder a nacionalidade venezuelana a 125 mil habitantes da região.

Fronteira Brasil-Venezuela Pacaraima/RR 

O senador Hiran Gonçalves (PP) pediu ao Ministério da Defesa o reforço das Forças Armadas em Pacaraima, cidade brasileira na fronteira com a Venezuela, por conta da disputa entre o país venezuelano e a Guiana pela região de Essequibo.

Essequibo, administrada pela Guiana, tem um território de 160 mil km² — cerca de 70% do território atual da Guiana — e concentra reservas de petróleo estimadas em 11 bilhões de barris.

De acordo com o senador, em conversa na terça-feira (28), o ministro da Defesa, José Mucio, garantiu o reforço militar na fronteira do Brasil com a Venezuela, principalmente no município de Pacaraima, local estratégico de acesso ao Essequibo.

TEXTO NA ÍNTEGRA E MAPAS DISPONÍVEIS EM: Senador de RR pede ao Ministério da Defesa reforço militar na fronteira do Brasil com a Venezuela – Forças Terrestres – Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia (forte.jor.br) 

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *