Exército Brasileiro realiza reconhecimento de fronteira no Pico da Neblina e fortalece a defesa na Amazônia

Em uma demonstração da eficiência operacional do Exército Brasileiro, em uma das áreas mais remotas do Território Nacional, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva conduziu no período de 8 a 16 de setembro, o Reconhecimento de Fronteira na Região da Serra do Imeri, localizada no distrito de Maturacá, dentro das Terra Indígena Yanomami.

Foto postad em: CMA EB

A missão ocorreu no âmbito da Operação Curaretinga 2023. Foram realizadas patrulhas nos rios Yá-mirim, Cauaburis e Igarapé Tukano, visando reprimir ilícitos ambientais e transfronteiriços dentro da área de atuação da Brigada.

Homens e mulheres provenientes de todas as Organizações Militares da Cabeça do Cachorro fortalecem ainda mais a identidade do Soldado da Amazônia: habilidoso, sóbrio e resistente.

O momento culminante dessa missão ocorreu no dia 14 de setembro, quando o destacamento alcançou o ponto mais elevado do Brasil, o Pico da Neblina, que é conhecido pelos Yanomamis como Yaripo ou Montanha dos Ventos, realizando o hasteamento da Bandeira do Brasil.

A equipe que participou do patrulhamento a pé passou por matas de igapó, florestas de terra firme e de transição e chegaram às áreas com vegetação de montanha e rochas.

O patrulhamento saiu de temperaturas próximas aos 40.º até 0.º e, caminhando por cerca de 75 km, hasteou o Pavilhão Nacional no mastro localizado no ponto mais alto do Brasil.

PUBLICADO POR: Exército Brasileiro / Comando Militar da Amazônia – Exército Brasileiro realiza reconhecimento de fronteira no Pico da Neblina e fortalece a defesa na Amazônia (ver galeria de fotos)

Relacionada:

MILITARES DA 2ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA DURANTE OPERAÇÃO CURARETINGA ALCANÇARAM O PICO DA NEBLINA – (ver galeria de fotos) – Essa operação não apenas desempenhou um papel fundamental na segurança e preservação da Amazônia, mas também serviu como um símbolo de determinação, resiliência, fortalecimento de valores como camaradagem, liderança, coragem, competência profissional e compromisso do Exército Brasileiro em proteger seu vasto território e suas riquezas naturais.