Agosto registra terceira menor marca de alertas de desmatamento

VILHENA (RO) – O mês de agosto fechou com 563 quilômetros quadrados sob alertas de desmatamento na Amazônia. Mesmo considerável, o número representa a terceira menor marca para o período na série histórica do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), feito desde 2015 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Postado em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na última terça-feira, 5.

De acordo com o instituto, o total de áreas em risco seguem caindo na maior floresta tropical do planeta: somente no último mês, e com esses números, o Inpe apontou uma queda de 66% em comparação com agosto de 2022, que teve mais de 1.600 quilômetros quadrados de vegetação ameaçados na época.

Declínio histórico

Utilizado pelo Inpe, sistema Deter produz, diariamente, sinais de alteração da cobertura florestal do bioma em áreas superiores a 3 hectares, sejam elas totalmente desmatadas ou em processo de degradação.

Segundo a plataforma, o índice de  áreas sob alerta em agosto só foi maior que os números observados em 2017, com 278 quilômetros quadrados, e 2018, com 526 quilômetros quadrados.

Tendências

O Inpe ressalta que o Deter não tem a finalidade de medir com precisão as áreas desmatadas, mas aponta tendências. “O sistema tem o objetivo de detectar o desmate enquanto ele ocorre para orientar a fiscalização ambiental”, explica o Ministério do Meio Ambiente.

Já a taxa anual de desmatamento, que é medida de agosto a julho, é feita por outro sistema do Inpe, o Prodes, e deve ser divulgado em novembro, ainda segundo a pasta.

Leia também: ‘Amazônia tem pressa de se manter viva’, diz Lula durante demarcação de terras indígenas e ampliação áreas de proteção

Queda de janeiro a agosto

Também houve redução de quase a metade do total de áreas sob alertas de desmatamento nos primeiros oito meses de 2023, comparando com o mesmo período do ano passado: 48% menos, segundo o Inpe.

Nesse período, 10 municípios amazônicos concentraram 32% do total de alertas. Apuí, no Amazonas, liderou o ranking, com 196 quilômetros quadrados em risco, seguido de Altamira (PA), com 176,26 quilômetros quadrados, e Feliz Natal (MT), com  176,23 quilômetros quadrados.

Quatro das dez cidades estão no Amazonas, três no Pará, duas em Mato Grosso e uma em Rondônia, segundo o MMA.

Fiscalizações

Quanto à repressão aos crimes ambientais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), diz ter aumentado os autos de infração por delitos contra a flora em 160% em relação à média para o mesmo período dos últimos quatro anos. Já os embargos, ou seja, a proibição do uso de áreas desmatadas ilegalmente, subiram 119%; as apreensões, 86%, e a destruição de equipamentos, 185%, afirmou o Ibama.

Também entre janeiro e agosto, o Ibama apreendeu e bloqueou:

        • 3 mil cabeças de gado em pastos ilegais;
        • 25 aeronaves;
        • 36 toneladas de cassiterita
        • 1,85 milhão de metros cúbicos de créditos virtuais de madeira

Outro importante órgão de proteção ambiental, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou 264% mais autos de infração, aumentou os embargos em 49%; as apreensões em 105% e os termos de destruição em 122%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Iury Lima – Da Revista Cenarium Amazônia – Editado por Jefferson Ramos – ver fotos e gráfico – Agência Cenarium Amazônia (aamazonia.com.br)  

Relacionada:

Área sob alertas de desmatamento na Amazônia cai 66% em agosto — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (www.gov.br)

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *