Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” finaliza Comissão Acre XXIII

Após quase quatro meses de missão, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” finaliza a 23° edição da “Operação Acre”. O Navio atracará no dia 10 de maio (quarta-feira), no cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM).

Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro leva atendimento de saúde à população ribeirinha na região Norte. FOTO: MARINHA DO BRASIL

Durante os 111 dias da operação, foram realizados 5.741 atendimentos médicos e odontológicos, 916 exames laboratoriais e distribuídos 903.528 medicamentos nas comunidades isoladas dos municípios de Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé e Ipixuna no Estado do Amazonas e dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves no Estado do Acre, todas localizadas no rio Juruá.

A equipe de saúde, composta por 27 militares, sendo seis médicos (um pediatra, um radiologista e quatro clínicos geral), cinco cirurgiões-dentistas, três farmacêuticos bioquímicos, dois enfermeiros, seis técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia médica, dois técnicos em higiene dental e um técnico laboratorial realizaram um total de 49.175 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem durante a Operação Acre 2023.

Conheça a História do NAsH “Doutor Montenegro”

O então Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do Governo do Acre, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC.

Após negociações entre o Ministério da Saúde, a Marinha do Brasil (MB) e o Governo do Estado do Acre, ficou decidido que o navio seria transferido para Marinha por contrato de concessão de uso a ser celebrado entre a MB e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus-AM, em 19 de maio de 2000.

O nome “Doutor Montenegro” foi escolhido para o navio como homenagem ao ilustre médico acreano, Doutor Manoel Braga Montenegro. Nascido na cabeceira do rio Liberdade, em 14 de março de 1927, filho de uma família de migrantes cearenses, o médico Manoel Braga Montenegro era um homem simples, de poucas e boas palavras, e sempre disposto ao trabalho. O navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limites” e realiza, todos os anos, a “Operação Acre”, levando saúde e a presença do Estado às comunidades ribeirinhas daquele Estado.

PUBLICADO POR: MARINHA DO BRASIL – Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” finaliza Comissão Acre XXIII | Comando Do 9° Distrito Naval (marinha.mil.br)