Censipam: 21 anos em defesa da proteção e do desenvolvimento da Amazônia

Brasília (DF), 17/4/2023 – Constituído por três centros regionais localizados em Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO) e um centro de coordenação-geral localizado na capital federal, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) comemorou 21 anos de criação, nesta segunda-feira (17/4), durante cerimônia realizada na sede da entidade.

“O Censipam é, como todas as organizações; formado por pessoas e, em nosso caso em particular, por colaboradores de diferentes origens, experiências e carreiras. Essa diversidade apresenta desafios, mas representa uma força ímpar que tem nos impulsionado ao longo de nossa história.”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa. A solenidade foi presidida pelo secretário-geral do Ministério de Defesa (MD), Henrique Pochyly da Costa.

Monitoramento – Utilizando dados gerados por uma infraestrutura tecnológica composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, e plataformas de coleta de dados, o Censipam promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, produzindo informações em tempo próximo ao real.

“Somos um órgão de integração, de trabalho conjunto, de conjunção de esforços para a operacionalização de políticas públicas efetivas em defesa da sustentabilidade das regiões de maior biodiversidade do país”, destacou Costa.

Essas informações subsidiam ações conjuntas de vários órgãos que atuam nas duas Amazônias, a Legal e a Azul, nas esferas federal, estadual e municipal, permitindo o funcionamento articulado e integrado dessas instituições em todas as suas instâncias.

Por Juliana Mota (Censipam/MD)
Fotos: Divulgação Censipam/MD

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD) – Censipam: 21 anos em defesa da proteção e do desenvolvimento da Amazônia — Ministério da Defesa (www.gov.br)