Fortins, Fortes e Fortalezas – A defesa do Brasil

Ao percorrermos os limites do território brasileiro nos deparamos com estruturas construídas ao longo dos séculos que marcam nossa presença nesse espaço geográfico, fixam nossas fronteiras e defendem a nossa terra. A publicação: “Fortins, Fortes, Fortalezas … Por eles veremos o Brasil edificado”, apresenta de forma leve, visual e lúdica parte desse acervo histórico e arquitetônico.

A publicação em sua versão digital está disponível no seguinte link: História Pública e Linha do Tempo (secomandi.com.br) 

A publicação “Fortins, Fortes, Fortalezas… por eles veremos o Brasil edificado” tem como autores: Elcio Rogerio Secomandi, Clotilde Paul (in memoriam), Cristiane Carbone, e João Jorge Peralta. Trata-se de um PROJETO EDUCACIONAL de domínio público, construído com a finalidade de divulgar o lado belo da Arquitetura Militar Colonial edificada ao longo do vasto perímetro do Brasil.

Apresenta as 19 (dezenove) edificações militares que foram indicadas pelo Brasil a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para serem identificadas como Patrimônio Mundial. Destaca a viagem realizada em 2015 para comemorar a épica jornada que deixou,  em 1565, a região de Bertioga, no litoral de São Paulo e se dirigiu para combater os franceses na Baía da Guanabara sendo o marco da fundação da cidade do Rio de Janeiro. A viagem comemorativa do aniversário de 450 anos foi realizada por cinco “caravelas dos nossos dias”, da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC).

A publicação traz reproduções dos quadros de autoria da artista Cristiane Carbone retratando as 19 (dezenove) edificações que concorrem a indicação a UNESCO.

Fortins, Fortes, Fortalezas… Por eles veremos o Brasil edificado | Elcio Rogerio Secomandi – Academia.edu    

Equipe EcoAmazônia, com informações do Autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *