Departamento de Ciência e Tecnologia realiza manutenção na infovia do Rio Solimões

Manaus (AM) – No dia 5 de agosto, o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) iniciou uma operação de manutenção na infovia do Rio Solimões, entre os municípios de Manacapuru e Anori, no escopo do Projeto Amazônia Conectada (PAC). A missão consiste no lançamento de 150 quilômetros de cabo de fibra óptica subfluvial.

Foto postada e: Comando Militar da Amazônia CMA

A manutenção do trecho Manacapuru-Anori representa a primeira etapa da revitalização total do trecho Manacapuru-Coari, que permitirá recuperar a capacidade plena da infovia do Rio Solimões, que hoje faz uso de parte da infraestrutura óptica instalada ao longo do gasoduto Coari-Manaus.

Pretende-se com essa recuperação, melhorar as condições de conectividade na região, em especial, na área da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), localizada no município de Tefé (AM), contribuindo diretamente para o Comando e Controle na área de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA).

O programa conta com a participação conjunta do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), do 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA), o Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CCOp/CMA), da 12ª Região Militar (12º RM), do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) e do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (1º B Com GE Sl).

Histórico

Atualmente conduzido pelo DCT, por intermédio do CITEx, o PAC é resultado de um esforço interministerial entre os Ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta, desde 2015, com a parceria de diversos órgãos públicos. A iniciativa tem atuação direta do Exército Brasileiro na implantação, na manutenção e na gestão de toda a infraestrutura de comunicações implantada.

O PAC conecta e integra grande parte da Amazônia Ocidental com o mundo e está presente em nove localidades do interior do estado do Amazonas, ao longo das infovias do Rio Negro (Novo Airão, Vila de Moura, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira) e do Rio Solimões (Iranduba, Manacapuru, Coari e Tefé).

Desde 2015, foram implantados 1.824 quilômetros de cabos ópticos subfluviais que têm garantido conectividade e acesso a serviços digitais às Organizações Militares, a diversos órgãos públicos e à população civil.

PUBLICADO POR:  EXÉRCITO BRASILEIRO  

VER REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO EM:

Departamento de Ciência e Tecnologia realiza manutenção na infovia do Rio Solimões (eb.mil.br) 

Batalhão de Infantaria realiza segurança do Projeto Amazônia Conectada – Noticiário do Exército (eb.mil.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *