Acesso à internet: seis empresas vão operar Infovia 00 no Norte do país

As seis empresas que vão operar, manter e compartilhar a Infovia 00 assinaram, no dia 29/7, o contrato do consórcio aberto do Operador Neutro para esta infovia. São elas: Aquamar, BRDigital, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom, Fortel/Wirelink e Telefonica.

Foto postada em: RNP

Agora, essas empresas, operadoras e provedores de serviços de telecomunicação terão direito de fazer uso e explorar comercialmente, por 15 anos, de um par de fibras ópticas do cabo subfluvial de 770 km de extensão, de Macapá a Santarém, finalizando em Alenquer, implantado sob o leito do Rio Amazonas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

“Finalizar a constituição deste consórcio é um importante marco para a Infovia 00, e também para o Programa Norte Conectado, pois o modelo serve como referência para o compartilhamento, a operação e a manutenção de outras infovias do programa, em especial, da Infovia 01, a próxima que já está sendo implantada e entrará em operação no início do próximo ano”, declarou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.

A infovia 00 conecta as cidades de Macapá (AP) e Alenquer (PA), com aberturas nos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém, com uma população total de 968 mil habitantes. É o projeto-piloto do Programa Norte Conectado, que faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS).

Como contrapartida pelo uso das fibras ópticas, as seis empresas farão a operação e manutenção de toda a infraestrutura. O modelo escolhido foi o de constituir um consórcio aberto de Operador Neutro, pois todos os consorciados fazem uso da infraestrutura ofertando seus serviços em iguais condições.

O setor público poderá usufruir de seis pares dos 48 pares de fibras ópticas existentes no cabo para uso próprio, conectando à internet de alta velocidade universidades, escolas e órgãos públicos, por exemplo. Os custos operacionais e de manutenção serão arcados pelo consórcio. No momento, a RNP atua na ativação da conexão dos campi da Universidade Federal do Amapá (Unifap), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

PUBLICADO POR: RNP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: