46ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 13 de agosto de 2022, sábado, a 46ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Amazônia Azul”, tendo como convidado o “Comandante Henrique Augusto de Oliveira”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 46ª Tertúlia Portugal – Brasil:

46ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 13 de agosto de 2022,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Amazônia Azul”

Apresentação: “Comandante Henrique Augusto de Oliveira”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no  YouTube:    https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Sobre o convidado: 

O Capitão de Fragata Henrique Augusto de Oliveira assumiu o atual cargo de Ajudante da Capitania dos Portos de São Paulo em 29 de janeiro de 2021, com propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica.
O Comandante passou pelo Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores, Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários, Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais, pela Escola Naval e pelo Colégio Naval.

Resumo da Comunicação: 
Amazônia Azul é a denominação de uma extensa área marítima, que possui hoje aproximadamente de 3,6 milhões de km² referentes à soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com a Plataforma Continental (PC) do Brasil. Possui importância inquestionável por figurar como a principal via de transporte do comércio exterior do País, por sua diversidade de recursos naturais como a pesca, a biodiversidade marinha, por suas reservas de petróleo e gás e outros recursos minerais, além de sua influência sobre o clima brasileiro.
Nesta ocasião, o Palestrante dissertará sobre o conceito, que fora primeiramente utilizado pelo Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho em 2004, no período em exerceu o cargo de Comandante da Marinha, cunhado através da comparação das propriedades desse território marítimo com as do território amazônico, ambos abundantes em recursos naturais de importância estratégica, e que abrangerá as vertentes Econômica, Ambiental, Científica e Soberania.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos