10ª Tertúlia Portugal Brasil

Será realizada no próximo dia 13 de março de 2021 a 10ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema “Preservação do patrimônio cultural luso-brasileiro: uma trajetória”, apresentado pelo arquiteto Prof. Dr. Cyro Corrêa Lyra.

O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, promove, no próximo dia 13 de março de 2021, a “10ª Tertúlia Portugal-Brasil.”

O evento terá como tema: “Preservação do patrimônio cultural luso-brasileiro: uma trajetória”. Os primórdios: a década de 20. O movimento modernista e revolução de trinta. Da fase heroica de afirmação ao reconhecimento do valor universal. Do Decreto lei de 1937 de tombamento dos bens materiais a legislação de 2000 de registro dos bens imateriais. Diversidade e singularidade dos bens protegidos. Os grandes desafios.  O palestrante convidado é o arquiteto Prof. Dr. Cyro Corrêa Lyra

10ª TERTÚLIA PORTUGAL- BRASIL

SÁBADO, dia 13 DE MARÇO DE 2021,
18:30 – 20:00 (horário Brasília) / 21:30 – 23:00 (horário Portugal),

TEMA: “Preservação do patrimônio cultural luso-brasileiro: uma trajetória”, apresentado pelo arquiteto Prof. Dr. Cyro Corrêa Lyra

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465#success

CURRICULO DO CONVIDADO

Cyro Corrêa Lyra, arquiteto/urbanista. Doutor em Artes Visuais pela UFRJ. Especialista em Conservação Arquitetural pelo International Centre for the Study of the Preservation and the Restoration of Cultural Property – ICCROM/ Roma. Membro do Conselho Técnico Consultivo da Fundação Cultural do Exército. Membro Honorário do ICOMOS. Membro fundador do ICOMOS/ Brasil. Ex-membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Professor Titular aposentado da UFF. Professor de cursos de especialização em Conservação e Restauração realizados nos estados da Bahia, Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Professor do Curso de Arte Sacra da Faculdade de São Bento. Técnico-consultor aposentado do IPHAN. Ex-consultor da UNESCO em missões de análise de candidatura a Patrimônio Mundial. Coordenou planos de preservação e revitalização urbana além de projetos e obras de restauração no Brasil e em Angola. Autor de livros e artigos sobre preservação do patrimônio cultural. Orientador de dissertações e teses acadêmicas. Atualmente Diretor Executivo da empresa Resgate Consultoria em Patrimônio. Ltda.

http://lattes.cnpq.br/9019333723635251

VER MAIS EM:  ECOAMAZÔNIA

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:   TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*