Estudo pioneiro analisa fármacos encontrados em água de Belém (PA)

Apesar dos achados, não há comprovação científica de possíveis impactos na saúde humana

Postada em: EBC Rádios

Tarde Nacional – Amazônia falou sobre um estudo pioneiro que identificou a presença de fármacos no Complexo Bolonha, responsável por 70% do abastecimento de água em Belém, no Pará.

A entrevistada foi a pesquisadora na área ambiental, Juliane Ribeiro. Ela é formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente doutoranda em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisadora explicou quais substâncias foram encontradas na água analisada e frisou que o achado é de nanogramas por litro (concentração muito baixa), não havendo, até o momento, comprovação científica de possíveis impactos na saúde por conta do consumo dessa água. Juliane explicou de que forma a precariedade no tratamento de esgoto local agrava a situação e falou da importância desse tipo de estudo, que deverá ter continuidade.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

PUBLICADO POR:  EBC RÁDIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *