Apesar dos achados, não há comprovação científica de possíveis impactos na saúde humana
O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre um estudo pioneiro que identificou a presença de fármacos no Complexo Bolonha, responsável por 70% do abastecimento de água em Belém, no Pará.
A entrevistada foi a pesquisadora na área ambiental, Juliane Ribeiro. Ela é formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente doutoranda em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A pesquisadora explicou quais substâncias foram encontradas na água analisada e frisou que o achado é de nanogramas por litro (concentração muito baixa), não havendo, até o momento, comprovação científica de possíveis impactos na saúde por conta do consumo dessa água. Juliane explicou de que forma a precariedade no tratamento de esgoto local agrava a situação e falou da importância desse tipo de estudo, que deverá ter continuidade.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS