Primeiro Alerta de Cheias do Amazonas será transmitido em 31 de março

O tradicional Alerta de Cheias do Amazonas, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), terá sua primeira edição em 2022 na quinta-feira, 31 de março. O alerta será transmitido pela TV CPRM no YouTube, às 9h pelo horário de Manaus e 10h pelo horário de Brasília.

A live será transmitida no Canal do SGB-CPRM no Youtube

O prognóstico para a cota máxima que o rio deverá atingir no período de cheias será divulgado para Manaus, Manacapuru e Itacoatiara, todas no estado do Amazonas. O evento antecipa a magnitude da cheia em média 75 dias antes do seu pico máximo esperado, em meados do mês de junho, habilitando os órgãos competentes a tomarem medidas de contenção de danos para a população.

O evento terá a participação da pesquisadora em Geociências Luna Gripp, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas (SAH Amazonas),. Foram convidados também pesquisadores do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, além de representantes dos órgãos de Defesa Civil do estado do Amazonas e da cidade de Manaus.

No mês de janeiro, diversos rios da bacia amazônica, incluindo o rio Negro, em Manaus, sofreram aumento expressivo em seus níveis, devido ao grande volume de chuvas observado nas bacias dos rios Negro e Solimões em dezembro do ano passado. Entretanto, no mês de janeiro, as chuvas foram abaixo da média, ocasionando a redução da cota dos rios antes do previsto. Esse comportamento atípico aumenta a expectativa sobre o alerta de cheias que aponta a cota máxima esperada em 2022.

Após a apresentação da previsão, os especialistas ficarão à disposição para perguntas, que poderão ser enviadas pelo próprio YouTube ao longo de toda a transmissão, ou previamente para o email alerta.amazonas@cprm.gov.br.

Desde o ano passado, o evento até então conhecido como “Alerta de Cheias Manaus” extrapolou os limites da capital amazonense e passou a apresentar previsões dos níveis dos rios para outros importantes municípios, como Manacapuru e Itacoatiara – e passa, portanto, a ser intitulado “Alerta de Cheias do Amazonas”.

Serviço
Data: quinta-feira, 31 de março de 2020
Horário: 9h (Manaus) | 10h (Brasília)
Local: Canal da CPRM no Youtube
Endereço: youtube.com/user/TVCPRM/featured

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *