36ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 19 de março de 2022, sábado, a 36ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Guerras, diplomatas e fronteira: a formação do Estado nacional brasileiro e a região do Prata”, tendo como convidado o Prof. Dr. Daniel Rei Coronato.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 36ª Tertúlia Portugal – Brasil:

36ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 19 de março de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA:  “Guerras, diplomatas e fronteira: a formação do Estado nacional brasileiro e a região do Prata”

Apresentação: Prof. Dr. Daniel Rei Coronato

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:  https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil 

Resumo da comunicação:
A comunicação buscará apresentar e debater a formação da política externa brasileira para a região do Prata, debatendo a importância da fronteira sul naquele contexto entre os processos de independência na região e a Guerra da Tríplice Aliança (1860-1864). Naquele período se operaram grandes transformações em todo o território platino, em especial as diversas tentativas de formação nacional que determinaram os destinos da região. A fronteira sul do Império foi especialmente importante para a conformação daqueles processos, tanto pela sua posição geográfica, como pela sua interconexão com os vizinhos, dividindo entre eles um sistema de produção comum, fronteiras indefinidas e redes de camaradagem e compadrio que condicionavam interesses e resultaram em um ambiente singular, marcado por guerras, disputas e grandes transformações.

Sobre o Convidado:
O Prof. Dr. Daniel Rei Coronato é doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), coordenador do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional vinculado ao IPECI (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas) e professor de Relações Internacionais e Histórica da Universidade Católica de Santos. Vinculado ao AHPIS – Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana e ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI), da Universidade de São Paulo. Interesse nas áreas de História da Política Externa Brasileira, em especial do século XIX, assim como temas vinculados com state-building e fronteira.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL  

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos