Embrapa lança plataforma voltada exclusivamente para aquicultura

Site voltado para atividade específica traz informações sobre os diversos locais que mostram capacidade para cadeia produtiva na aquicultura

Postada em: EBC Rádios

Construída a partir de um sistema de informações geográficas, com acesso online gratuito, a plataforma, objetiva facilitar informações para os produtores aquícolas no Brasil. Para falar sobre esse tema, o Brasil Rural conversou com Marta Ummus, que é geógrafa e lidera o projeto SITE Aquicultura (Sistema de Inteligência Territorial Estratégica).

Segundo a geógrafa, o sistema é um conjunto de ações para levantamento de dados espaciais sobre a aquicultura brasileira. “Nós armazenamos esses dados em um banco de dados espaciais, disponibilizamos essas informações num GeoWeb, e agora estamos realizando as análises de inteligência territorial estratégica para a aquicultura” Segundo ela, essas análises partem de informações como “a localização de fábricas de ração para pescado, de unidades de beneficiamento de pescado, de instituições de ensino que oferecem cursos em aquicultura e de propriedades aquícolas”.

A partir daí, explica, investiga-se o porquê de algumas regiões se desenvolverem mais em aquicultura do que outras. “Nós identificamos um gargalo muito grande na disponibilização de informações espaciais sobre aquicultura, em fontes difusas e em diferentes sites”, explica. “Nosso objetivo é de padronizar essas informações.”

Ouça a entrevista no player:

PUBLICADA POR:   EBC RÁDIOS   Brasil Rural  – 07/09/2021 – 13:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *