Conexão de alta velocidade chegará a Alcântara, no Maranhão

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou ontem, dia 28/9, em evento em Alcântara (MA), a conexão em alta velocidade do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) por meio de uma rota óptica de Fortaleza (CE) a São Luís (MA), fruto da parceria com a empresa Argo Energia.

O investimento previsto para a construção do cabo submarino que ligará São Luís (MA) a Alcântara (MA) é da ordem de R$ 10 milhões de reais. – Postada em: RNP

O projeto inclui uma redundância com trecho de cabo subfluvial entre São Luís (MA) e a base de Alcântara. O evento fez parte da comemoração dos 1000 dias de gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Além do CLA, outras oito instituições serão beneficiadas, universidades públicas e institutos federais das cidades de Bacabeira (MA), Parnaíba (PI), São Luís (MA) e Alcântara (MA), somados ao @EBC e ao Hospital Sarah.

“É importante a gente ter uma internet que funcione para tudo o que a gente faz hoje em dia. Dentro de um ano esse cabo de fibra óptica vai estar funcionando aqui, com internet de alta capacidade para a comunidade, empresas de Alcântara e de cidades próximas”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes.

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, participou do evento e ressaltou o papel da RNP de interligar com internet de alta velocidade e capacidade mais de 1.700 campi de instituições de educação de todo o país. De acordo com ele, graças ao MCTI, essa infraestrutura vai chegar a Alcântara e impulsionar a educação, o aprendizado e a inovação no município.

“O talento não está só em grandes centros, ele está por aí, em diferentes lugares”, destacou Simões.

Fonte: MCTI – PUBLICADO POR:    RNP 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *