22ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 28 de agosto de 2021, sábado, a 22ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Patrimônio: os olhos de quem usa”, tendo como Convidado: o Dr. Leandro da Silva Alonso

O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDAM para a 22ª Tertúlia Portugal Brasil:

22ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 28/agosto/2021,
22h00 – 23h40 (hora de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (hora de Brasília),

TEMA: “Patrimônio: os olhos de quem usa”

Apresentação: Dr. Leandro da Silva Alonso

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil   

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Nesta Tertúlia, o Prof. Leandro Alonso pretende estabelecer uma reflexão acerca da importância dos usos do patrimônio cultural enquanto uma prática identitária.
Pensando na necessidade de serem estabelecidos vínculos afetivos junto às comunidades que se relacionam diretamente com o patrimônio cultural, a Tertúlia buscará analisar as formas através das quais a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP, Brasil, objeto de estudo do Grupo de Investigação, é vista pela população que compõe a zona de amortecimento da fortificação.

CURRICULUM VITAE

Dr. Leandro da Silva Alonso: Doutor em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, com mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em História pela Universidade Católica de Santos.
Atualmente leciona os temas de História do Brasil República, História Medieval e Cidades, Cultura e Relações Internacionais no curso de História e no curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos.
Como Investigador científico, preocupado com as questões referentes ao patrimônio cultural, integra o grupo de Pesquisa “Patrimônio e Pertencimento”, vinculado à Universidade Católica de Santos e registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que tem como líder o Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, um dos promotores destas Tertúlias.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO  YOUTUBE:  TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos