Forças Armadas atingem 5 mil horas de voo durante Operação Covid-19

Brasília, 25/03/2021 – Em apoio ao Ministério da Saúde, as Forças Armadas atuam na Operação Covid-19 desde 20 de março de 2020. À época, o Ministério da Defesa ativou dez Comandos Conjuntos e militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica assumiram a missão de salvar vidas.

Na quarta-feira (24), a Força Aérea Brasileira alcançou 5 mil horas de voo dedicadas às ações de combate ao novo coronavírus. O tempo de deslocamento das aeronaves nesses 12 meses pode ser comparado a 210 dias de voo ininterruptos.

Desde então as demandas aumentaram com as ações de apoio à sociedade e aos órgãos públicos. Foram transportados 766 pacientes, além de profissionais da saúde, equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, respiradores hospitalares e vacinas. Ao todo, quatro mil toneladas de carga foram transportadas.

O Comando Conjunto Norte (CCN) transportou por meios terrestres, aéreo e fluvial, 580 toneladas de materiais para auxiliar no abastecimento de hospitais e na vacinação em áreas remotas. O CCjN é composto pelos estados do Pará, Amapá, Maranhão e o norte do Tocantins.

Na região, os militares executaram aproximadamente três mil ações de desinfecção de espaços com grande circulação de pessoas. Para isso, mais de 450 militares e 180 civis foram capacitados para manusear e aplicar os produtos químicos.

Em apoio à Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a logística de desembarque e embarque de 582 cilindros de oxigênio. A ação teve apoio também de 30 militares do Comando de Fronteira Amapá.

Na capital federal, os militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília desinfectaram o Edifício da Sede 1 da Advocacia-Geral da União. Para a higienização das salas, corredores e escadas foi utilizado sal quaternário de amônio.

Por Isabela Nóbrega
Fotos: divulgação

Saiba mais:
Pacientes curados da Covid-19 retornam a seus lares com apoio das Forças Armadas
Forças Armadas transportam 19 toneladas de oxigênio para o estado do Amapá
Militares permanecem em apoio à população no enfrentamento ao novo coronavírus

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*