Marinha do Brasil presta apoio no transporte de tanque de oxigênio da White Martins pelos rios da Amazônia

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido, abastecido pela empresa White Martins, atracou neste sábado, 06 de fevereiro, no Porto Encontro das Águas terminal da Petrobrás em Manaus (AM), acompanhada pelo Navio-Patrulha Fluvial Roraima (NPaFlu Roraima), subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

Navio-Patrulha Fluvial Roraima durante a navegação no Rio Amazonas Foto MB


O tanque, com o equivalente a 9 mil cilindros de oxigênio, foi abastecido pela empresa, em Belém (PA).

O NPaFlu Roraima iniciou o acompanhamento da balsa, que foi contratada pela indústria de gás, a partir da cidade de Santarém (PA) até Manaus (AM). De acordo com a White Martins, essa foi a maior carga de oxigênio líquido já transportada por vias fluviais no país.

Chegada do cilindro de oxigênio da White Martins, na cidade de Manaus (AM), sob a guarda do NPaFlu Roraima Foto MB

Durante a ação, o principal propósito do Navio da Marinha foi evitar interferências de outras embarcações durante a navegação da balsa, no Rio Amazonas.

Ao todo, o navio percorreu 400 milhas náuticas a partir de Santarém garantindo a segurança da embarcação. “Por se tratar de um cilindro de peso muito elevado, a todo instante buscou-se evitar que a balsa fizesse guinadas bruscas, permitindo o mínimo de deslocamento do cilindro”, explicou o Comandante do NPaFlu Roraima, Capitão de Corveta Gabriel Moraes.

Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Ralph Dias, CC Gabriel Moraes e o Gerente Setorial de Inteligência e Segurança da Petrobrás, Éber Shirayanagui durante chegada do tanque de oxigênio Foto MB

A ação da Marinha faz parte da Operação “COVID-19”, conduzida pelas Forças Armadas sob coordenação do Ministério da Defesa.

PUBLICADO EM:      DEFESANET

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.