No texto, assinado pela Presidência do Regional “manifesta-se a preocupação e solidariedade para com as pessoas que estão sofrendo as consequências da falta de leitos hospitalares, atendimento médico e oxigênio”.
O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lançou uma nota neste 15 de janeiro diante da crise sanitária no Amazonas, provocada “pela segunda onda da pandemia da Covid-19, que está acontecendo no estado do Amazonas, sobretudo em Manaus”.
No texto, assinado pela Presidência do Regional, dom Edson Tasquetto Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira, presidente do Regional Norte I – CNBB, dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, bispo Auxiliar da arquidiocese de Manaus, vice-presidente do Regional, e dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo da Prelazia de Borba, secretário do Regional, “manifesta-se a preocupação e solidariedade para com as pessoas que estão sofrendo as consequências da falta de leitos hospitalares, atendimento médico e oxigênio”.
O aumento dos números de contagiados e falecidos vem sendo uma constante nas últimas semanas, especialmente desde o dia 1° de janeiro. Em Manaus, os sepultamentos nos últimos dias estão sendo os mais altos desde o início da pandemia, crescendo o número de pessoas que tem falecidos nas suas casas.
Tudo isso tem como causa, segundo a nota do Regional, “o relaxamento das medidas de distanciamento e a falta de cuidado pessoal, sobretudo o uso de máscara e álcool gel”. Além disso, os bispos mostram “indignação diante da situação que estamos vivenciando, dado que os informes dos cientistas e epidemiologistas, que há vários meses vem anunciando a chegada de uma segunda onda, nem sempre tem sido escutado, não sendo tomadas as medidas sanitárias cabíveis”.
A nota pede das autoridades “empenho para evitar o maior número de mortes possíveis, e da população amazonense, que os cuidados e o respeito pelos decretos promulgados sejam assumidos por todos e todas, como instrumento que ajude a conter os efeitos da segunda onda da pandemia”.
O Regional Norte 1 faz “um apelo para a prioridade do Amazonas na vacina”, manifestando “solidariedade e oração para com aqueles que vivem momentos de dor e sofrimento”.
O Regional Norte 1 está promovendo uma campanha solidária, que leva por nome “Amazonas e Roraima contam com sua solidariedade”, que possa ajudar nas diferentes dioceses e prelazias diante das necessidades que estão surgindo neste momento de grave dificuldade.
As doações, em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM – RR) podem ser realizadas na conta do Banco Bradesco Agência: 0320, C/C: 0541104-4, CNPJ: 33.685.686/0012-03, Chave PIX – CNPJ: 33685686001203.
Fonte: Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – VATICAN NEWS