Forças Armadas transportam mais de 830 toneladas de carga para o Amazonas

Brasília (DF), 28/01/2021 – Em janeiro deste ano, as Forças Armadas intensificaram as ações de apoio ao Ministério da Saúde, no contexto da Operação Covid-19.

A força-tarefa em auxílio à crise sanitária no estado do Amazonas iniciou no dia 7 de janeiro. No dia seguinte, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira entraram em campo para o transporte de profissionais de saúde, oxigênio, medicamentos e insumos hospitalares.

Entre os dias 8 e 27 de janeiro, os militares entregaram ao estado 3.833 cilindros de oxigênio, além de 192 tanques de oxigênio líquido. O suporte ao sistema de saúde da região incluiu a entrega de 14 usinas de produção de oxigênio e 57 respiradores portáteis do tipo Inspire, além de 3 toneladas de medicamentos. No total, mais de 830 toneladas de carga foram transportadas.

A capital amazonense também aguarda a chegada de um tanque com 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido. O equipamento saiu de Santos, em São Paulo, por meio do Navio-Patrulha da Marinha, e chegou nesta terça-feira (26) ao município de Barcarena, no Pará, para ser envasado. O tanque seguirá por balsa até Manaus (AM) e deve chegar ao destino na primeira semana de fevereiro.

Somado a esses esforços, as Forças Armadas também trabalharam de forma conjunta para deslocamento seguro de vítimas da Covid-19. Em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), 307 pacientes de Manaus (AM) foram encaminhados para tratamento nos estados do Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Pará, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. Até o momento, a FAB atingiu 745 horas de voo, sendo 81 viagens de apoio logístico e 31 para transferência de pacientes.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação/MD

Saiba mais:
Militares apoiam transporte de vacinas, oxigênio, pacientes e equipes de saúde
Forças Armadas transportam oxigênio e vacinas para o Estado do Pará
Militares entregam mais de 3,7 mil cilindros de oxigênio ao Amazonas
 

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *