Laudato si’: seminário das universidades jesuítas da América Latina começa hoje

As inscrições on-line podem ser feitas até o último dia do evento, isto é, até sexta-feira (18). Diariamente a Rede de Ambiente e Sustentabilidade da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL), vai abordar as temáticas da encíclica do Papa Francisco que comemora 5 anos de publicação: a Dimensão Teológica, a Ecologia Integral, a Biodiversidade, o Clima e a Educação. Os debates em modalidade on-line vão contar com a participação de especialistas de 7 países.

Diversas dimensões da Laudato si’ serão analisadas durante toda a semana -VATICAN NEWS

A Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL), que reúne 30 universidades jesuítas em 14 países da América Latina, também está com uma programação especial para comemorar o aniversário de publicação da encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia integral, ou seja, a interconexão entre as crises ambiental e social. Nesta segunda-feira (14), por exemplo, começou o Seminário Cinco Anos da Laudato si’, realizado pela Rede de Ambiente e Sustentabilidade da associação.

As atividades estão sendo realizadas em modalidade virtual até a próxima sexta-feira, sempre das 11h às 17h, no horário de Brasília. Cada dia é dedicado a debater sobre uma das temáticas: a Dimensão Teológica, a Ecologia Integral, a Biodiversidade, o Clima e a Educação.

O professor Luis Felipe Guanaes, diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio (NIMA) e integrante da Rede, que a realização do seminário é uma maneira de “mostrar o alinhamento entre as universidades participantes, cada qual dentro da sua realidade, estimulando a implementação dos temas trazidos nessa encíclica, tão pertinente para o atual momento”. Ele acredita que é importante debater questões já levantadas pela Laudato si’ e fundamentais para o meio ambiente do planeta.

A Laudato si’

A Laudato Si’ foi a primeira carta encíclica a abordar a questão ecológica. Escrita pelo Papa Francisco e publicada em junho de 2015, o documento reflete a relação do ser humano com a Casa Comum, ou seja, a Terra, buscando soluções a partir da união de todos que habitam o planeta e a partir de uma visão integradora que une questões sociais e ambientais.

A PUC-Rio assumiu a responsabilidade de divulgar a Encíclica Laudato Si’ no Brasil desde a publicação do documento. Agora, no contexto de uma pandemia que exige a solidariedade entre os seres humanos, a universidade celebra os 5 anos da encíclica através do seminário on-line e com a participação de diversos especialistas de sete países.

Confira a programação:

As inscrições podem ser feitas nos links abaixo, de acordo com os dias e os temas:

 Dia 14: Teologia –  http://www.puc-rio.br/ecoa/go#laudatositeologia

 Dia 15: Ecologia –  http://www.puc-rio.br/ecoa/go#laudatosiecologia

 Dia 16: Biodiversidade – http://www.puc-rio.br/ecoa/go#laudatosibiodiversidade

 Dia 17: Clima – http://www.puc-rio.br/ecoa/go#laudatosiclima

 Dia 18: Ensino – http://www.puc-rio.br/ecoa/go#laudatosiensino

Andressa Collet – Vatican News – 14 setembro 2020, 16:16

PUBLICADO POR:   VATICAN NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *