Navio Hidrográfico “Sirius” apoia grupo de pesquisa da COPPE/UFRJ na Comissão Barra Norte do Rio Amazonas

Após suspender de Santana-AP, no dia 14 de julho, o Navio Hidrográfico “Sirius” apoiou pesquisadores do Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos (LDSC-COPPE/UFRJ) em pesquisa de lama fluida e correntometria na Foz da Barra Norte do Rio Amazonas, a 60 milhas da região litorânea do estado do Amapá, onde também foram realizadas pelo Navio coleta de dados maregráficos.

Pesquisadores do LDSC-COOPE/UFRJ e militares do NHi “Sirius” coletando, conjuntamente, dados oceanográficos na Barra Norte do Rio Amazonas

A pesquisa sobre lama fluída foi realizada com apoio do Navio, onde foram coletadas dados utilizando amostradores, além de Testemunhador raso e Draga Van Veen para coleta de sedimentos. Outros equipamentos para coleta de dados oceanográficos também foram utilizados: um densímetro, um turbidímetro (OBS) e um perfilador de correntes por efeito doppler (ADCP). Com tais equipamentos é possível coletar amostras de fundo, analisar perfis de densidade, temperatura, salinidade, turbidez e pressão, além de medir perfis verticais de corrente.

A pesquisa tem como objetivo investigar, na região, previsões de maré comparando dados obtidos em loco com dados das estações maregráficas (inclusive comparando com dados obtidos no Navio) e, com isso, avançar no entendimento da dinâmica ambiental, aprofundar conhecimento sobre as características do fundo lamoso e suas variabilidades e ainda compreender a resposta acústica frente a reologia do material lamoso. Dentro desta pesquisa está inserido o estudo da assimetria de maré e suas relações com as correntes marinhas.

Além deste grupo também embarcaram graduandos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com intuito de realizar estágio para complementação da formação acadêmica do Curso de Oceanografia.

Assim, o Sirius mais uma vez mantém seus laços profissionais com a Comunidade Científica na execução e implementação de sua missão.

Pesquisadores do LDSC-COOPE/UFRJ e Comandante do NHi “Sirius”

FONTE: MARINHA DO BRASIL – https://www.marinha.mil.br/noticias/navio-hidrografico-sirius-apoia-grupo-de-pesquisa-da-coppeufrj-na-comissao-barra-norte-do

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *