#AbrilIndígena: Interesse Público especial aborda os desafios dos povos para a preservação da cultura e garantia de direitos

Na semana em que se comemora o Dia do Índio, o programa de TV do Ministério Público Federal retrata a luta desses povos pela demarcação de terras originárias, os desafios para manter o modo de vida e a conquista de novos espaços na sociedade e na política.

Nesta edição especial, o IP conversa com a deputada federal Joênia Wapichana. Foram 35 anos, após o cacique Juruna, para os povos indígenas terem novamente um representante no Congresso Nacional.

Ainda em Brasília, a exposição “Respeito e Repetição” aponta os inúmeros abusos sofridos por índios durante a ditadura militar. Em uma entrevista com o subprocurador-geral da República e coordenador da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Antonio Carlos Bigonha, a questão da demarcação de terras e os problemas dos povos no contexto atual.

Nas universidades, os indígenas estão abrindo cada vez mais espaço. E com a formação superior, esses povos têm mais acesso às políticas públicas e sociais e condições de brigar por seus direitos como comunidades tradicionais.

Em Mato Grosso, os Bororo esperam pela demarcação de suas terras. Eram mais de 160 mil hectares, reduzidos por processos ilegais, a apenas 25 mil hectares hoje.

Especial Saúde – E na última reportagem sobre saúde, o canabidiol, composto químico extraído da planta da maconha, fará parte da lista do SUS. O medicamento é usado no tratamento de doenças como epilepsia, esclerose múltipla e muitas outras.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br.

Caso tenha interesse em ser retransmissor do conteúdo de telejornalismo do Ministério Público Federal entre em contato conosco! A parceria é gratuita.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

#AbrilIndígena: exposição relembra crimes contra indígenas como resultado da política de integração forçada

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.