Boa Vista/RR – Cheia do Rio Branco alaga ruas e moradores usam canoa para sair de casa em Roraima

Moradores das ruas Castelo Branco e Ajuricaba, no bairro Caetano Filho, conhecido como Beiral, na região central de Boa Vista, estão sendo retirados das residências pela Defesa Civil para fugir da enchente do Rio Branco. Moradores precisam usar canoas para se locomover. 

Nesta quinta-feira (29) o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes, disse que 21 famílias que vivem em áreas de risco já deixaram as casas. Ele conta que a desocupação começou na terça-feira (26) por volta das 8h.

Além das ruas Castelo Branco e Ajuricaba, o final da via Cecília Brasil também já foi tomada pela água. Os moradores tem utilizado canoas para deixar o local.

No comércio, as tradicionais barracas de vendas de peixe da região já começaram a se afastar. Conforme aumenta o nível da água, mais eles se distanciam da rua alagada.

“Saí do meu ponto terça-feira [27] porque a enchente nos expulsou [peixeiros]. Viemos mais para frente. Se a água subir, vamos nos afastando. O importante é manter a venda [de peixes]“, declara o comerciante, que pediu para não ser identificado.

Amarildo Gomes disse que o Rio Branco começou a subir muito rápido e nesta quarta-feira (28) o nível da água se acentuou ainda mais, superando os 6 metros do nível.

“Iniciamos a retirada das pessoas. Algumas saíram por conta própria, outras precisaram do nosso auxílio. E há famílias que decidiram sair de última hora e estamos tendo dificuldade para retirá-las dos locais de risco”, diz Gomes.

Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, canoas tem sido usadas para transportar moradores, móveis e demais objetos de dentro das casas.

“Temos duas situações nessa retirada. Os desabrigados, que não têm para onde ir, estão sendo levados para uma abrigo improvisado. E os desalojados que já têm onde ficar. Estes podem se alojar na casa de parente e amigos. A maioria já quer sair de suas casas porque está ficando crítico [o alagamento]”, explica.

Amarildo cita ainda o nível do rio. “O normal são 4 metros, mas o nível da água já está em 7,48 metros. A água continua subindo”, finaliza.

Fonte: G1

Publicado por Manuela Viana em 30 de junho de 2017 às 08:51

VER MAIS EM:

http://diariodocongresso.com.br/novo/

http://diariodocongresso.com.br/novo/2017/06/cheia-do-rio-branco-alaga-ruas-e-moradores-usam-canoa-para-sair-de-casa-em-Roraima/   

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *