Funai levará doações arrecadadas a comunidades indígenas atingidas por enchente

A Fundação Nacional do Índio disponibilizou R$ 30 mil, que serão utilizados na compra de gêneros alimentícios para as comunidades indígenas afetadas pela cheia dos rios Maú e Uialã, na semana passada, em Roraima. Com a informação de que o nível dos rios baixou, facilitando o deslocamento, uma equipe da Coordenação Regional de Roraima irá até as comunidades levar parte das doações arrecadadas pelos servidores no mutirão realizado em Boa Vista e verificar que itens mais são necessários para posterior compra dos alimentos.

Num primeiro momento, equipes do Exército, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e da Defesa Civil de Roraima se dirigiram à região para os atendimentos emergenciais. De acordo com os primeiros levantamentos, a cheia afetou cerca de 900 indígenas de 15 comunidades, todas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Os servidores da Funai agora vão fazer um levantamento das comunidades e famílias atingidas, onde estão alojadas e, ainda, quais as perdas que tiveram na produção, a fim de planejar atividades de recuperação dessas plantações e outras que se apresentarem necessárias.

A enchente ocorreu na quinta-feira, 18, isolando o município de Uiramutã. As famílias foram pegas de surpresa, pois no momento não chovia na região, as chuvas ocorreram nas cabeceiras do Rio Uailã, na Venezuela, provocando uma cheia repentina nos rios Uailã e Maú. A Defesa Civil e o Exército estão em área desde a semana passada, e a Sesai também realizou voos para atendimentos emergenciais.

Uiramutã está localizado no extremo norte do país, compondo a tríplice fronteira Brasil/Venezuela/República Federativa da Guiana. É o município com maior população indígena do estado de Roraima, e a maior parte de sua população também é indígena.

Doações 

Órgãos públicos do estado de Roraima, do município de Uiramutã e outras instituições da região, entre elas a Coordenação Regional da Funai e o Distrito Especial de Saúde Indígena (Disei) do Leste de Roraima, formaram um mutirão para auxiliar os afetados pela enchente.

Quem puder e quiser contribuir com doação de alimentos, água potável e roupas, em Boa Vista, pode entregar na Funai, Rua Bento Brasil, 356-E, Centro. O Exército e o Disei Leste também estão recebendo doações.

Ana Heloisa d’Arcanchy

Ascom Funai

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *