Rio Branco atinge cota de alerta para cheias em Roraima

Em Caracaraí, o rio Branco está próximo à cota de transbordamento. Boa Vista pode atingir cota de alerta nas próximas horas

Em Caracaraí, o rio Branco está em cota de alerta para possível inundação – Postada em: CPRM

O nível do rio Branco, em Roraima, registra nesta sexta-feira, (04/06), cota de alerta em Caracaraí, com 8,74 metros – faltam 26 centímetros para a cota de inundação. O patamar de alerta foi atingido na noite da última quarta-feira (2) na estação de Caracaraí, ao superar a marca de 8,50 metros. Em Boa Vista, o rio está em cota de atenção, com 7,82m, mas a poucos centímetros do alerta (17 cm). Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), a previsão para as próximas horas é que o rio continue subindo. O nível do rio provavelmente atingirá a cota de 8,04m em Boa Vista e 9,02m em Caracaraí, o que corresponde a um patamar em que o rio começa o transbordamento.

De acordo com o último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Branco, todas as bacias monitoradas apresentaram chuvas acima da climatologia ao longo da última semana. Em razão das chuvas previstas, tanto em Boa Vista quanto em Caracaraí, a tendência para os próximos dias é de que o rio siga dentro da faixa de atenção para máximas. Para a próxima semana, estão previstas chuvas acima dos valores comumente observados neste período do ano, predominando sobre as áreas ao norte da bacia. Na semana posterior, deve chover abaixo dos valores comumente observados sobre a maior parte da bacia.

No Boletim publicado em 25 de maio, o SGB-CPRM já havia alertado que a bacia poderia ultrapassar as cotas de atenção, alerta e inundação nesta semana. A maioria dos rios já apresentava níveis muito altos para o período do ano, quando normalmente o rio atinge 4,47m em Boa Vista e 5,26 m em Caracaraí.

Monitoramento
O SGB-CPRM iniciou no mês de maio a Operação 2021 do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Branco (SAH Branco), com informações hidrológicas de 11 estações de monitoramento. O rio Branco e seus afluentes Surumu, Tacutu, Uraricoera e Mucajaí, contemplados pelo Sistema, compreendem uma área de quase 200 mil km², dos quais 91% integram o território do estado de Roraima. A operação do SAH Branco seguirá por toda a estação de cheias na região, com a publicação semanal de Boletins de Monitoramento. Caso o rio Branco atinja os níveis de Alerta em Boa Vista ou Caracaraí, o monitoramento é intensificado, com a publicação diária de Boletins de Alerta, incluindo previsões de curto prazo para os dois municípios.

Em 2011, o estado de Roraima enfrentou a sua pior enchente desde a cheia histórica anterior, ocorrida em 1976. Praticamente todos os municípios entraram em situação de emergência, e comunidades ficaram em isolamento total em razão das fortes chuvas que ocorreram no mês de junho. A partir daí, observou-se a necessidade de implantação do Sistema de Alerta Hidrológico do rio Branco. O sistema de previsão e alerta de cheias implantado na bacia colabora para a redução do risco de perda de vidas e prejuízos materiais, dotando as comunidades e os serviços de emergência de tempo para se prepararem para a inundação e proteger os bens materiais.

Os dados das estações fluviométricas são frequentemente atualizados em cprm.gov.br/sace/branco, assim como todos os boletins enviados. As informações dos boletins são baseadas em dados hidrológicos monitorados pelo SGB–CPRM no contexto da Rede Hidrometeorológica Nacional, de responsabilidade da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), e coletadas também por institutos parceiros.

Janis Morais
Bettina Gehm

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
imprensa@cprm.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *